Anvisa emitiu alerta sobre 8 chás populares no Brasil
No dia 18 de janeiro de 2024, a Anvisa decretou a proibição de 8 chás populares devido ao risco à saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta terça-feira, 21, iremos recordar a proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária com três alertas graves.
Por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 205, publicada no Diário Oficial da União, a agência proibiu a venda e fabricação de alguns lotes de produtos da empresa Mais Saúde Alimentos Suplementos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a inspeção, a Anvisa encontrou 8 tipos de chás da marca que estavam irregulares e com a presença de rótulos fraudulentos.
De acordo com o site oficial da agência, os produtos afetados foram:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- CHA AROEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA DESINCHAR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA DIABETES MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA ERVA BALEEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA ESPINHEIRA SANTA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA MIX 8 ERVAS DORMIR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA MIX 8 ERVAS GRIPE MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA UXI AMARELO MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
A medida para a retirada dos mercados e a proibição da comercialização foi movida por três irregularidades, que servem de alerta para a população.
- Os produtos possuíam fabricação com composições não autorizadas para a categoria do produto (chá ou suplementos alimentares);
- Rótulos fraudulentos contendo informações características de alimentos para dar falsa ideia de regularidade do produto;
- Produtos irregulares com as medidas da Anvisa.
Desse modo, como não há como saber qual a composição dos chás, os consumidores poderiam ter problemas com à saúde.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O consumo indiscriminado de suplementos e chás como “remédios” podem piorar problemas de saúde já existentes, fato que pode ser fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMUNICADO
Além disso, a Anvisa pontuou que a marca realizava propagandas irregulares através da conta oficial do Instagram.
Nas postagens, a marca atribuía aos produtos propriedades terapêuticas, de saúde ou funcionais não autorizadas, fato proibido pela agência.
“Considerando fabricação e comercialização dos produtos com constituintes não autorizados para a categoria do produto (chá ou suplementos alimentares) ou com rótulos fraudulentos contendo informações características de alimentos (rotulagem nutricional, lista de ingredientes, menção à Resolução 23/2000 ou RDC 27/2010) para dar falsa ideia de regularidade do produto, quando o mesmo deveria ser registrado como medicamento fitoterápico, considerando a composição (drogas vegetais) e indicação de uso dos produto (propriedade terapêuticas), além de fazer propaganda irregular no perfil que atribuem aos produtos propriedades terapêuticas, de saúde ou funcionais não autorizadas”, disse o comunicado.
Até o momento desta publicação, a Mais Saúde Alimentos Suplementos não emitiu um comunicado sobre o assunto.
O QUE A ANVISA FAZ?
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos nas atividades da área.
Além disso, a agência também executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.