A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decretou o fim de 8 chás populares por problemas com drogas
No site de consultas da Anvisa foi informada a proibição, comercialização, fabricação, distribuição
recolhimento e uso de famosos chás que as mulheres costumam ter em casa para uso pessoal.
O problema desses produtos, segundo a Anvisa era que a “comercialização dos produtos com constituintes não autorizados para a categoria do produto (chá ou suplementos alimentares) ou com rótulos fraudulentos contendo informações características de alimentos (rotulagem nutricional, lista de ingredientes para dar falsa ideia de regularidade do produto, quando o mesmo deveria ser registrado como medicamento fitoterápico, considerando a composição (drogas vegetais) e indicação de uso dos produto (propriedade terapêuticas), além de fazer propaganda irregular no perfil do instagram que atribuem aos produtos propriedades terapêuticas, de saúde ou funcionais não autorizadas“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida cautelar está ativa desde o início do ano para os seguintes produtos:
- CHA AROEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA DESINCHAR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA DIABETES MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA ERVA BALEEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA ESPINHEIRA SANTA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA MIX 8 ERVAS DORMIR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA MIX 8 ERVAS GRIPE MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
- CHA UXI AMARELO MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS (TODOS)
Até o momento da publicação desta reportagem, não encontramos notas ou comunicados da empresa, mantendo esse espaço em aberto caso entrem em contato com nossa redação.
O QUE FAZ A ANVISA?
A Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Vigilância Sanitária de Produtos tem como principal atribuição controlar, monitorar, fiscalizar e regulamentar a produção, distribuição, transporte e comercialização de medicamentos, correlatos (produtos para saúde), saneantes domissanitários, cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes e agrotóxicos.
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o site oficial da Agência.
- Clique em “Consulta a registro” e depois em “Medicamentos e hemoderivados” …
- Dentro da nova página, clique em “medicamentos registrados” e preencha os dados necessários para a consulta.