A interdição da Anvisa contra marcas populares de queijo, sal e carne
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, teve que barrar essas marcas aclamadas de queijos, carne e sal por conta de problemas. O órgão é responsável por averiguar os produtos que são comercializados no Brasil.
Dessa maneira, se algum produto não está de acordo com a norma, sofre com autuação da Anvisa. E hoje vamos expor o que aconteceu com essas marcas de produtos populares. Ambas as informações são do site Consulta (consultas.anvisa.gov.br), da Anvisa, que é responsável por expor se o produto está registrado e apto para ser comercializado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MARCA DE QUEIJO
Conforme informações expostas no dia 2 de maio de 2024, o Queijo Minas Artesanal Marca Do Serro, da empresa Cooperativa Dos Produtores Rurais Do Serro LTDA, teve o lote 19205 interditado após uma análise expor resultados insatisfatórios em relação aos estabelecidos no padrão microbiológico do produto.
Basicamente, foi identificada a presença de Salmonella sp, que é uma bactéria que faz mal a saúde, se encontrada em grande excesso. Conforme informações do governo federal, essa bactéria pode causar intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a Cooperativa segue funcionando normalmente e tem disponível em seu plantel, muitos outros produtos. A empresa é conhecida por sua tradição e qualidade.
SAL MOÍDO
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
Outro produto popular nas cozinhas brasileiras é o Sal Moido Refinado Iodado União. Ele pertence à empresa Maranata Salineira Do Brasil LTDA, que é uma das mais conhecidas e tradicionais do ramo de alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da Anvisa divulgadas no dia 2 de maio de 2024, o produto com da de 04/2023, foi barrado após apresentar resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de Iodo (menor que o estabelecido). A empresa também tem outros produtos em seu catálogo e segue funcionando normalmente.
CARNE
O terceiro produto barrado pela Anvisa foi a Carne Moída Congelada De Bovino Marca Supremo Carnes Sif, da empresa Industria E Comercio De Alimentos Supremo LTDA, que teve o lote 220224 interditado por conta dos resultados analíticos acima dos limites estabelecidos no padrão microbiológico do produto (ensaio de mesófilos viáveis e Esherichia coli).
A informação foi divulgada no último dia 15 de março de 2024. A empresa opera normalmente e através de seu site oficial é possível encontrar diversos produtos da empresa. Ela é conhecida no ramo de carnes e tem a confiança dos clientes.
POSICIONAMENTO DAS EMPRESAS
Não foram encontradas manifestações públicas por partes das empresas. Mas, o espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos e exposição dos fatos conforme o ponto de vista das empresas.
A ANVISA É UMA AUTARQUIA?
Sim, ela é uma autarquia criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999. Ela atua sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados, conforme informações do governo.