O órgão cravou a proibição de uma série de produtos nos últimos anos e vamos mostrar 3 delas aqui hoje
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cravou uma série de proibições nos anos de 2021 e 2023. E hoje falaremos sobre a retirada de 3 marcas de salgadinho populares dos mercados nesses anos, após decreto da autarquia. Dessa forma, a seguir, confira todos os detalhes sobre cada um desses produtos.
Segundo as informações do portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 16 de maio de 2023, que 2 lotes (lotes nº 5756062 e 5756104) do famoso Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners White Cheddar, acabaram sendo arrancados dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações, os lotes estavam sem advertências na rotulagem, em língua portuguesa, sobre a presença de derivados de leite e lactose, e, para pessoas alérgicas a esses ingredientes, haveria um risco fatal de intoxicação ou, em casos mais graves, até mesmo a internação hospitalar. Dessa forma, sendo proibido por poder causar até mesmo morte em casos mais severos.
Conforme informações apuradas, a Popcorners White Cheddar não se pronunciou sobre o caso, não emitiu nenhuma nota ou publicação. Mas o resto dos seus produtos estão sendo encontrados à venda normalmente no mercado.
Intolerância a lactose
A ausência de informações pode levar uma série de problemas para pessoas que possuem algum tipo de alergia ou, como no caso acima, quem possui intolerância a lactose. E quando não é detectada e diagnosticada, pode resultar em problemas digestivos que afetam a mucosa e a flora intestinal ao longo do tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os sintomas mais comuns da intolerância à lactose incluem náusea, dores abdominais, diarreia ácida e abundante, gases e desconforto. Porém, um risco fatal não é tirado de contexto. Pois um produto que não específica os seus ingredientes, um consumidor alérgico pode sofrer sérias consequências ao ingerir o produto.
Outra marca de salgadinho proibida pela Anvisa
Ainda de acordo com as informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 04 de dezembro de 2023, a Anvisa também fez o recolhimento de todos os lotes do conhecido Amendoim Japonês, da marca Canaã, tirando o salgadinho de todos os mercados e proibindo a venda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
Segundo a fonte, os alimentos estavam sem advertências da presença de soja e trigo nos rótulos. Que também seria um risco sério para pessoas alérgicas, não tendo outra alternativa a não ser retirar imediatamente o produto de circulação. Assim, evitando intoxicações alimentares ou casos mais graves.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o Amendoim Japonês ainda não se encontra sendo comercializado no mercado, com a sua proibição ainda em vigor, com a marca Canaã não tendo se pronunciado sobre o ocorrido. Porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Última marca de salgadinho retirada dos mercados
No 10 de dezembro de 2021, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, e também solicitou o recolhimento do lote nº 001 do produto Amendoim Descascado, marca Milhor. Conforme a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o salgadinho popular era fabricado pela empresa Moagem de Milho Moinho de Pedra Ltda.
A medida do órgão fiscalizador teve razão devido ao pelo Laudo de Análise, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais. Que detectou Aflatoxina B1 e Aflatoxina B2, em teores além do limite máximo tolerado para a soma de aflatoxinas (AFB1 + AFB2 + AFG1 + AFG2) de 20 μg/Kg, no Amendoim Descascado.
Vale dizer que, segundo o portal ‘EconoData’, a empresa segue ativa no mercado alimentício. No entanto, após apurações, vale dizer que o produto não se encontra disponível para venda em nenhum marketplace. Além disso, até o momento a marca não publicou nenhuma nota oficial ou posicionamento sobre o caso.
Aflatoxina
Para aqueles que não sabem, ou não conhecem, o amendoim costuma trazer consigo uma micotoxina, a chamada aflatoxina, substância que pode ser tóxica e cancerígena, produzida por alguns tipos específicos de fungos.
Quais produtos precisam de regulação da Anvisa?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa acaba sendo obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos.
Assim, sempre sendo analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação e obterem liberação para o consumo das pessoas em geral.