GRAVE

Proibição urgente por risco fatal: Anvisa decreta retirada de 8 cafés populares dos mercados às pressas

26/07/2024 às 12h14

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa / Café - Montagem: TVFOCO

A Vigilância Sanitária surpreendeu ao agir às pressas para retirar nada mais, nada menos do que 8 cafés populares às pressas do supermercado. A proibição chocou os consumidores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Aliás, a proibição de produtos populares sempre gera preocupação e questionamentos por parte dos consumidores. Nessa matéria, falaremos sobre 8 marcas de café que foram barradas nos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o café faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, sendo bastante popular em todo o mundo. Os amantes da bebida não passam um dia sem a ingerir, chegando a ser considerado um vício para muitos. Justamente devido à popularidade da bebida, que é muito consumida, a Anvisa tem um cuidado muito grande e realiza uma minuciosa fiscalização do processo de preparo do café.

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi no dia 12 de dezembro de 2023, a Anvisa surpreendeu os consumidores ao decretar a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso e, determinou o recolhimento de todos os lotes dos produtos listados abaixo da empresa Café Blends Do Brasil:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Kit Café Sensorial – Manhã + Tarde + Noite;
  2. Café Berry White Decaf Em Grãos;
  3. Café Orange California Em Grãos;
  4. Café Lime Kush Grãos;
  5. Café Berry Night Decaf Moído;
  6. Café Sunset Califórnia Moído;
  7. Café Orange California Moído;
  8. Café Morning Kush Moído.

A proibição se deu pela fabricação, propaganda e comercialização de cafés com ingredientes não autorizados em alimentos, como o mulungu e terpenos, além daqueles não permitidos na categoria do produto, como camu-camu, maca peruana, ginseng brasileiro e cogumelo do sol, que poderiam trazer riscos à saúde. A interdição das marcas causou um choque nos consumidores.

Pronunciamento:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale salientar que, até o momento, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa sobre o ocorrido. Entretanto, o espaço segue aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Situação atual:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, cabe destacar que, a Café Blends do Brasil opera vendendo normalmente os seus produtos, exceto os listados acima.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

A Anvisa oferece diversos canais para que você possa fazer uma denúncia:

Fale com a Ouvidoria:

  • Telefone: 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
  • Site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
  • Formulário eletrônico: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
  • Aplicativo “Anvisa Móvel”: disponível para Android e iOS.
  • Presencialmente: na sede em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Disque Saúde:

  • Telefone: 136 (ligação gratuita para todo o Brasil).
  • Funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal:

  • Procure o contato da Vigilância Sanitária do seu estado ou município.

Site:

  • Página “Denúncias”: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
  • Preencha o formulário online

Anvisa
Anvisa Café

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.