BOMBA

Risco FATAL aos consumidores: Anvisa decreta retirada de 8 cafés populares dos mercados às pressas

29/07/2024 às 1h33

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Alerta da Anvisa contra 8 cafés amados (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Vigilância Sanitária decidiu surpreender ao fazer uma proibição urgente contra 8 marcas de cafés populares. A decisão pegou os clientes de surpresa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Vale lembrar que a proibição de produtos populares sempre gera preocupação e questionamentos por parte dos consumidores. Foi justamente isso que aconteceu após a proibição envolvendo 8 marcas de café.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, não precisa ser um grande conhecer do assunto para entender que os brasileiros são completamente apaixonados por café. Vale lembrar que os amantes da bebida não passam um dia sem a ingeri-la, chegando a ser considerado um vício para muitos. Justamente por conta da popularidade dessa bebida, a notícia da Anvisa causou tantas preocupações.

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi no dia 12 de dezembro de 2023, a Anvisa surpreendeu os consumidores ao decretar a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso e, determinou o recolhimento de todos os lotes dos produtos listados abaixo da empresa Café Blends Do Brasil:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Kit Café Sensorial – Manhã + Tarde + Noite;
  2. Café Berry White Decaf Em Grãos;
  3. Café Orange California Em Grãos;
  4. Café Lime Kush Grãos;
  5. Café Berry Night Decaf Moído;
  6. Café Sunset Califórnia Moído;
  7. Café Orange California Moído;
  8. Café Morning Kush Moído.

A proibição se deu pela fabricação, propaganda e comercialização de cafés com ingredientes não autorizados em alimentos, como o mulungu e terpenos, além daqueles não permitidos na categoria do produto, como camu-camu, maca peruana, ginseng brasileiro e cogumelo do sol, que poderiam trazer riscos à saúde. Aliás, a interdição das marcas espantou os clientes.

Pronunciamento da empresa:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Caro Cliente, Parceiro ou Consumidor,

A RESOLUÇÃO-RE N° 4.735, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2023, a ANVISA determinou o a Suspensão da Comercialização, Distribuição, Fabricação, Propaganda, Uso, com devido Recolhimentos dos produtos, pelo motivo de fabricação, propaganda e comercialização de cafés com ingredientes não autorizados em alimentos (tais como mulungu e terpenos) ou não permitidos nesta categoria (tais como camu-camu, maca peruana, ginseng brasileiro, cogumelo do sol), contrariando a definição de café; além da realização de alegações terapêuticas para doenças graves em propagandas de alimentos no site https://www.cafeblendsdobrasil.com.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compromisso com a Segurança

Os supostos RISCOS À SAÚDE DOS CONSUMIDORES que motivaram o recolhimento foram relacionados aos ingredientes que ainda não foram avaliados para uso em alimentos e que, se utilizados com finalidade terapêutica, não são considerados alimentos.

Reiteramos nosso compromisso com a qualidade e segurança dos nossos produtos e devido aos componentes da produção confirmamos a categoria de café com aromas naturais, adequando embalagens e comunicação para garantir que atendam rigorosamente às normas sanitárias vigentes e a Resolução supramencionada.

Caso ainda tenha produtos para consumo:

  1. Entre em contato com nosso atendimento ao cliente pelo e-mail [email protected] informando o lote do produto em sua posse.
  2. Providenciaremos todas as orientações necessárias para a devolução do produto de forma segura e gratuita.
  3. Oferecemos a substituição do produto por outro semelhante ou de igual valor.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos os nossos clientes e parceiros e permanecemos à disposição para quaisquer questões adicionais nos canais de Atendimento

Atenciosamente,

CBD Brasil”.

Situação atual:

Atualmente, cabe destacar que, a Café Blends do Brasil opera vendendo normalmente os seus produtos, uma vez que conseguiu se regularizar junto a Anvisa.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

A Anvisa oferece diversos canais para que você possa fazer uma denúncia:

Fale com a Ouvidoria:

  • Telefone: 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
  • Site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
  • Formulário eletrônico: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
  • Aplicativo “Anvisa Móvel”: disponível para Android e iOS.
  • Presencialmente: na sede em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Disque Saúde:

  • Telefone: 136 (ligação gratuita para todo o Brasil).
  • Funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal:

  • Procure o contato da Vigilância Sanitária do seu estado ou município.

Site:

  • Página “Denúncias”: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
  • Preencha o formulário online

Anvisa
Anvisa Café

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.