Anvisa faz decreto que atinge produtos queridinhos entre os idosos
Os suplementos alimentares, especialmente aqueles à base de colágeno, têm ganhado popularidade crescente entre a população idosa, com uma ação da Anvisa atingindo diretamente esses produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estes produtos são procurados por propriedades de reposição de colágeno e fortalecimento muscular, essenciais para quem está passando pela fase natural de perda de massa muscular e colágeno corporal.
Através da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.551, de 24 de abril de 2024, a ANVISA determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de oito suplementos populares entre as idosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A resolução da ANVISA, na data citada, foi motivada por um flagrante grave de inadequação às normas de vigilância sanitária.
A fiscalização conduzida pela vigilância de Ribeirão Pires/SP revelou que o estabelecimento responsável pela fabricação, distribuição, armazenagem e venda desses produtos não estava em conformidade com as boas práticas de fabricação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VALE DESTACAR QUE NÃO foi encontrada nenhuma declaração pública da empresa a respeito das proibições ou informações atualizadas, lembrando que o espaço permanece aberto para qualquer manifestação do lado.
Quais produtos foram suspensos pela Anvisa?
A ANVISA determinou a suspensão de oito suplementos alimentares populares, especialmente consumidos por idosas, após constatar irregularidades em sua fabricação, distribuição e armazenagem.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
A medida foi formalizada na RESOLUÇÃO-RE Nº 1.551, de 24 de abril de 2024, e afeta diretamente os seguintes produtos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- SUPLEMENTO ALIMENTAR COLÁGENO HIDROLISADO + VITAMINA C
- Lote: 12024
- Data de fabricação: 10/01/2024
- SUPLEMENTO ALIMENTAR CREATINE 300
- Lote: 22024
- Data de fabricação: 10/01/2024
- SUPLEMENTO ALIMENTAR WHEY 100% MUSCLE
- Lote: 52024
- Data de fabricação: 16/01/2024
- SUPLEMENTO ALIMENTAR OMEGA 3 120 CÁPSULAS
- Lote: 9002023
- Data de fabricação: 14/12/2023
- SUPLEMENTO ALIMENTAR BCAA + GUTA 400 MG MORANGO AGE
- Lote: 32024
- Data de fabricação: 11/01/2024
- SUPLEMENTO ALIMENTAR CREATINA
- Data de fabricação: 27/01/2024
- SUPLEMENTO ALIMENTAR CREATINA
- Data de fabricação: 16/01/2024
- SUPLEMENTO ALIMENTAR CREATINA MONOHIDRATADA
- Lote: 130024
- Data de fabricação: 14/12/2023
A ANVISA reforça seu compromisso com a saúde pública e a segurança dos consumidores, especialmente dos grupos mais vulneráveis, como as idosas que dependem desses suplementos para manter a saúde.
A agência continuará monitorando e fiscalizando rigorosamente o mercado para garantir que todos os produtos disponíveis atendam aos padrões de qualidade exigidos por lei.
Onde a Anvisa atua?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atua no Brasil como órgão regulador responsável por controlar e fiscalizar produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde da população.
Sua atuação abrange diversos setores, como alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, agrotóxicos, entre outros.
A ANVISA estabelece normas, realiza inspeções, autoriza o registro e a comercialização de produtos, além de promover campanhas de educação e prevenção em saúde.
Seu principal objetivo é garantir a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população brasileira.