O órgão vinculado ao Ministério da Saúde determinou de vez a retirada de bebida famosa e que faz muito sucesso entre os consumidores; confira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Dessa vez, a autarquia comunicou a proibição de marcas de cafés queridinha pelos brasileiros.
Vale dizer que o café é um dos produtos mais consumido pelos brasileiros. Sendo produzido em território nacional, o famoso ‘pretinho’ está sempre presente no cotidiano de qualquer um seja, seja no trabalho, em asa, em um restaurante ou viagem, a bebida é sempre a melhor companhia para qualquer pessoa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E, devido o seu alto consumo, a Anvisa decidiu realizar uma averiguação melhor de como esse produto estaria chegando até os seus consumidores. Ocorre que, de acordo com a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, em 12 de dezembro de 2023, a autarquia determinou a suspensão, distribuição, fabricação e publicidade, uso e ordenou o recolhimento de todos os lotes dos produtos listados abaixo da empresa Café Blends Do Brasil:
- Kit Café Sensorial – Manhã + Tarde + Noite;
- Café Berry White Decaf Em Grãos;
- Café Orange California Em Grãos;
- Café Lime Kush Grãos;
- Café Berry Night Decaf Moído;
- Café Sunset Califórnia Moído;
- Café Orange California Moído;
- Café Morning Kush Moído.
A proibição foi resultado da produção,, divulgação e venda de cafés contendo ingredientes não autorizados para uso em alimentos, como mulungu e terpenos, além de substâncias não permitidas na categoria do produto, como camu-camu, marca peruana, ginseng brasileiro e cogumelo do sol, aos quais apresentavam potenciais riscos à saúde.
É importante ressaltar que, até o momento, não foram divulgadas declarações oficiais nem posicionamentos da empresa em relação ao incidente. No entanto, a empresa tem a oportunidade de presentar sua versão dos acontecimentos. Vale dizer também que, a Café Blends do Brasil continua operando e vendendo seus produtos normalmente, com exceção dos itens mencionados anteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda, de acordo com a fonte, além da CBD, a Anvisa proibiu, em 29 de março de 2023, um lote do Café Moído e Torrado da marca Café da Terra. A decisão foi tomada após a agência rejeitar a marca devido a detecção de fragmentos de vidro em sua composição, o que poderia representar sérios perigos para a saúde dos consumidores.
O lote proibido foi o nº 495, cuja data de validade era 27/04/2023. O laudo foi emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no RJ. É importante frisar que a presença de vidros em produtos revela um alto riscos aos consumidores, além de falta de boa práticas pela empresa responsável.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Pronunciamento
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento, a empresa não apresentou nenhum pronunciamento , contudo, o espaço segue em aberto para manifestações. Vale frisar que o caso aconteceu de forma pontual, sendo proibido apenas os lotes mencionados. Dessa forma, os outros produtos da marca podem ser consumidos de forma normal e segura, visto que a companhia segue ativa no mercado entregando suas mercadorias de forma segura e eficiente.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.