3 produtos populares foram barrados pela Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), decretou a proibição de 3 marcas populares de sal, queijo e salsicha dos mercados por um motivo chocante: Substância fatal.
O queijo foi barrado em março de 2023. Já a marca de sal foi proibida em abril de 2024 e a salsicha foi retirada dos mercados em dezembro de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse anúncio causa espanto nos consumidores, visto que o sal é um tempero essencial na vida das donas de casa. Já o queijo costuma ser indispensável no preparo de vários alimentos e a salsicha, uma mistura bastante comum no Brasil.
Porém, exercendo o seu papel de órgão fiscalizador, a Vigilância Sanitária está sempre atenta nos possíveis riscos alimentares dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira proibição que iremos destacar foi o queijo tipo mussarela, marca Minerbom, da empresa Laticínio Mineiro Limitada.
A Anvisa informou a publicação através da Resolução-RE Nº 736, de 7 de março de 2023, na qual proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto queijo tipo mussarela, marca
Minerbom, da empresa Laticínio Mineiro Limitada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
O motivo da proibição foi pelo fato da marca de queijo apresentar inadequações no número de registro, além da origem e local de produção serem desconhecidos, o que fez com que fosse impossível garantir a boa qualidade do alimento, podendo conter uma substância fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Vigilância Sanitária de Santa Catarina, essa falha grave foi caracterizando a clandestinidade da produção do queijo.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE SAL TAMBÉM FOI BARRADA PELA ANVISA?
A segunda marca que iremos destacar é sobre uma famosa marca de sal. Segundo informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 1.427, de 12 de abril e 2024.
No comunicado, o órgão solicitou a suspensão, comercialização, distribuição, fabricação e uso do lote 1037 L A6 232 do produto Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído, marca Kinino, produzido pela empresa H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA (Kinino).
Vale destacar que a medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de Iodo adicionado na forma de Iodato, conforme Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 56.CP.1/2023, emitido pelo Centro de Laboratório Regional I – Instituto Adolfo Lutz Araçatuba.
A presença de iodo é de extrema importância para a saúde da população. Segundo o site do Ministério da Saúde, quando existe deficiência de iodo, ocorre um aumento da tireoide, formando um bócio, na tentativa de captar uma quantidade maior de iodo para a produção de hormônios tireoidianos.
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso.
Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é altíssimo. O fato é que como e tratou de um caso isolado, o problema foi sanado e empresa seguiu comercializando os seus produtos.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE SALSICHA TAMBÉM FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
O comunicado da Secretária de Saúde de Santa Catarina foi emitido em 19 de dezembro de 2022 através de seu site oficial, e na ocasião, a empresa responsável tomou as medidas cabíveis para evitar maiores problemas.
Através da Resolução-RE Nº 4.087, de 13 de dezembro de 2022, a Anvisa interditou o lote nº 2706, do produto Salsicha em lata, marca Anglo, fabricada em 27/06/2022, válida até 27/06/2025, produzido por JBS S.A
A medida foi provocada considerando o resultado do Laudo de Análise Fiscal nº 2996.1P.0/2022, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (FUNED/LACENMG), que apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação de esterilidade comercial para o lote citado.
O problema foi em um lote específico da marca, onde a empresa não precisou ser suspensa por completo. A Anglo faz parte da Friboi, que é da JBS. Então, tanto a Salsicha, como outros produtos da marca estão disponíveis para serem comercializados.
Conforme divulgado no site oficial da Anglo, a marca ‘traz produtos com qualidade por um custo que cabe no seu bolso. Além da tradicional feijoada, a linha conta com feijões, salsichas e almôndegas’.
Apesar da situação ter ocorrido em um lote específico, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido na época. Porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.