A proibição de produtos popular pela Anvisa após risco grave
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, precisou enviar um comunicado para a comunidade informando a proibição às pressas de 3 produtos muitos populares devido ao seu uso indevido.
Responsável pelo controle de qualidade de tudo que é consumido no Brasil, a Anvisa também está atenta ao mal uso de alguns produtos que podem ocasionar risco a saúde e devido a isso expôs o que muitas pessoas estavam fazendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em comunicado exposto em seu site oficial no dia 8 de fevereiro desse ano, o Anvisa destacou que é perigoso utilizar colas instantâneas, que não são regularizadas como cosméticos, em procedimentos de beleza.
Isso se deu após várias vigilâncias locais relatarem eventos adversos causados pelo uso dessas colas para fixar, por exemplo, unhas e cílios postiços. Algumas das marcas utilizadas são: Super Bonder, TekBond e Three Bond, entre outras.
Quem usa algumas dessas marcas para o seu devido fim, como colar objetos, pode continuar usando normalmente, o alerta da Anvisa é usar esses mesmo produtos como cosméticos e isso não é seguro para saída, tendo em vista que essas colas instantâneas não são regularizadas para essas plásticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O foco delas é de fato apenas para colas objetos, então, o recomendado é usar apenas para a finalidade delas. Se seu problema é colar adereços de porcelana, madeira, papel, couro, plástico ou qualquer coisa do gênero, fique à vontade para usar os produtos citados, que são bastantes famosos nos mercados para esses fins.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
O QUE A AGÊNCIA ESCLARECEU?
A Anvisa expôs que uso desses produtos pode causar danos graves à saúde, incluindo cegueira, uma vez que não são testados para contato com pele, unhas ou olhos. O órgão até citou o incidente envolvendo a atriz Regina Casé, que sofreu uma lesão química na córnea. Então não use esses produtos como cosméticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE COMPETE AO ORGÃO SOBRE CONTROLE DE PRODUTOS?
Conforme exposto pelo site da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o órgão tem como principal atribuição controlar, monitorar, fiscalizar e regulamentar a produção, distribuição, transporte e comercialização de medicamentos, correlatos (produtos para saúde), saneantes domissanitários, cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes e agrotóxicos.