O decreto da Anvisa contra 1,2 mil produtos amados entre as mulheres
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, teve que mandar barrar 1,2 mil produtos aclamados entre as mulheres por conta do risco de cegueira que ele estava causando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a Anvisa é responsável pelo controle de qualidade de produtos que são comercializados no Brasil. Sempre que algo tem risco potencial a saúde, é imediatamente barrado dos comércios.
E conforme informações do G1, no dia 30 de dezembro de 2023, a Anvisa expôs um decreto que confirmava o cancelamento de mais de 1,2 mil pomadas para modelar ou fixar cabelos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta das épocas que festivas, como natal, final do ano e o próprio início de 2024, a Anvisa tomou a medida preocupado com o uso excessivo desses produtos. Toda época festiva é comum algumas mulheres aderirem a tranças e outros modelos de cabelos mais práticos.
Naquela ocasião, o G1 informou que a Anvisa recebeu uma notificação da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro que confirmava mais de 100 casos de mulheres que sofreram queimaduras devido ao uso dessas pomadas nos cabelos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar, que no início de 2023 a Anvisa já teve que lidar com o mesmo caso e assim como agiu naquela ocasião, o órgão voltou a agir no final do ano afim de evitar que mais pessoas se machucassem.
A medida da Anvisa proibiu a venda de 1.266 pomadas e o órgão listou o que usou como base para o cancelamento do registro:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Possuíam a forma física declarada de pomada;
- Incluíam o termo pomada na embalagem em qualquer idioma;
- Tinham na fórmula 20% ou mais de álcoois etoxilados;
- Tinham sido notificados durante suspensões anteriores;
- E que tinham sido registradas por empresas que tiveram pelo menos um produto associado a evento adverso grave.
A lista completa pode ser acessada no site oficial da Anvisa, por lá é também possível pesquisa outros produtos que você deseja saber se não regulados pelo órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO O ÓRGÃO CLASSIFICA OS COSMÉTICOS?
De acordo com o site ICTQ, a Anvisa regula o mercado de produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos (HPC) dividindo a categoria em dois grupos – grau 1 e grau 2 –, conforme o risco que podem provocar à saúde.