Após morte, Anvisa manda retirar 15 remédios das farmácias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, precisou interditar remédios populares das farmácias após uma morte ter sido confirmada em decorrência de medicamentos de uma categoria específica.
Responsável pelo controle de qualidade do que é produzido e principalmente da segurança da saúde dos brasileiros, a Anvisa sempre barra a comercialização do que pode fazer mal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E de acordo com o Correio Braziliense, após uma enfermeira de São Paulo falecer devido a uma hepatite fulminante que estaria associada ao uso de chá em cápsulas de emagrecimento, a Anvisa mandou barrar vários remédios com efeitos parecidos.
Em 8 de março de 2022, uma lista com 140 remédios que estavam proibidos de se comercializar, foi divulgada. Apesar da proibição do órgão, infelizmente muitos desses remédios seguiram sendo comercializados. Em uma nota ao G1, a Anvisa falou sobre o caso.
“Por lei, os medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias, independentemente da categoria (sintético, biológico, fitoterápico, homeopático, dinamizado, entre outros)”, disse em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre os remédios que estavam proibidos pela Anvisa, havia pelo menos 15 muito conhecidos e eles estão listados abaixo:
- 50 Ervas Emagrecedor
- 50 Ervas Emagrecedor Forte – Natuviva
- Academia Sense Shot
- Afina Chá
- Always Fitness Gold
- American Fit
- Bio Slim
- Biofitslim
- Bionatti Emagry
- Bioslim
- Black Caps
- Black Extreme Tradicional Nivel 3
- Black Extreme Ultra
- Black Slim
- Blueelife
É importante destacar que a Anvisa sempre recomenda que você compre produtos de empresas licenciadas e que tenham o selo de aprovação do órgão. Fazer diferente disso, pode colocar sua vida em risco. Os demais remédios listados podem ser encontrado na Anvisa. Para saber se os remédios citados foram liberados ou não em 2024, é necessário entrar no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pesquisar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Vale destacar que o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANDO O ÓRGÃO FOI CRIADO?
Foi criada no dia 26 de janeiro 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com o site oficial do governo federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.