Chocante!
Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 2 marcas populares de salgadinhos dos mercados às pressas
14/04/2024 às 20h35
ANVISA decreta retirada de marcas populares de salgadinhos devido substância fatal
Para a surpresa de muitos consumidores, a ANVISA decretou a retirada de 2 marcas muito populares de salgadinho e das prateleiras de inúmeros mercados brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a Vigilância Sanitária de Santa Catarina publicou dois comunicados informando a retirada e proibição das marcas após ficais detectarem irregularidades na rotulagem de tais lotes de produtos.
Desse modo, o no dia 16 de maio, o Salgadinho de Milho com Queijo da marca Popcorners White Cheddar, da empresa Pepsico foi retirada dos mercados. Os lotes atingidos em questão foram os 5756062 e 5756104 do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o comunicado, a medida foi motivada pela ausência das advertências na rotulagem, em língua portuguesa, sobre a presença de alergênicos (derivados do leite) e lactose.
Já em 5 de dezembro de 2023, o comunicado da ANVISA foi direcionado para a marca Canaã. A vigilância sanitária proibiu a comercialização e recolhimento de todos os lotes do produto Amendoim Japonês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A suspensão do produto foi motivada considerando a ausência de advertências quanto à presença de trigo e soja na rotulagem do alimento.
Isso porque, para aqueles que sofrem com alergia e intolerância á lactose ou soja, por exemplo, a falta de indicação desses ingredientes no rótulo, podem representar uma substância fatal para certo grupo de pessoas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
Qual é o papel da Vigilância Sanitária?
De acordo com a legislação, compete ao órgão controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, aguas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e
inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética e outras tecnologias como irradiação.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.