CHOCANTE
Substância FATAL: A Anvisa decretou a retirada às pressas de 3 alimentos amados pelas mães dos supermercados
19/04/2024 às 19h23
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa decretou a retirada de 3 alimentos bastante famosos pela mães, determinando a retirada dos mercados por causa de uma substância fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, na última segunda-feira dia 15 de abril, houve a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e uso do lote 21S29M3I do produto Palmito de Açaí em Conserva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O produto pertence a marca X-Gula, com fabricação 29/09/2021 e validade 29/09/2024. Esse produto popular foi barrado através da Resolução-RE Nº 1.427, de 12 de abril de 2024.
Segundo o site da Anvisa, a medida se deu por conta de resultados insatisfatórios, com a presença de sujidades, ou seja, matérias estranhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa substância pode ser fatal, afinal sujidades podem ser fezes de bichos como pombo, rato e barata, por exemplo. Portanto, o lote citado não pode ser comercializado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei trabalhista em vigor salva CLTs com valor EXTRA no salário em 2025
● Decisão final do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$10 mil guardado na poupança
● Tebet está ciente: Revisão histórica confirmada para 2025 no INSS traz liberação de R$10,5B e atinge CPFs
QUAL FOI A OUTRA MARCA DE PALMITO QUE FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o órgão fiscalizador anunciou a interdição de outra famosa marca de Palmito, produto altamente perecível, para desespero das donas de casa.
Através da Resolução-RE Nº 998, de 24 de março de 2023, a Anvisa solicitou a proibição, comercialização, fabricação, propaganda e uso de Conservas de Palmitos, Legumes e outros vegetais da empresa Palmitos Itapunha LTDA.
A medida foi motivada considerando a distribuição, propaganda e venda de Conservas de Palmitos, Legumes e outros vegetais fabricados por empresa sem o devido licenciamento sanitário válido no período citado entre 13/06/2020 a 20/03/2023.
Vale destacar que o licenciamento, ou seja, a autorização da Anvisa é de extrema importância. O registro é responsável por confirmar a qualidade e segurança dos produtos a serem comercializados, avaliando questões como segurança, riscos à saúde, informações e característica, além de liberar o funcionamento de estabelecimentos de saúde e laboratórios.
Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
QUAL É A OUTRA MARCA POPULAR ENTRE AS DONAS DE CASA QUE TAMBÉM FOI BARRADA PELA ANVISA?
De acordo também com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda.
Os produtos em si são específicos e também foram divulgados pelo órgão fiscalizador, sendo eles:
- Leite UHT integral;
- Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
- Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg);
O recolhimento das marcas de leites das prateleiras dos supermercados também foi decretado pela Anvisa, a fim de impedir que outras pessoas consumissem o produto.
Segundo o órgão, eles fizeram uma inspeção através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e foi constatados que os produtos citados foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, fabricante dos produtos de Leite da Natville, sem a devida autorização do Ministério.
Nos rótulos dos produtos tinham informações errôneas de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.
Também foi averiguado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança, podendo causar intoxicação alimentar.
A Natville publicou em seu site oficial uma nota sobre o fato. A empresa destacou que se tratou de um caso isolado e que atualmente os seus produtos seguem todas as recomendações sanitárias.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até quando estão disponíveis para a venda, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.
Para fazer uma denúncia na Anvisa é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Também é possível fazer através de atendimento telefônico gratuito pelo número 0800 642 9782, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]