VOCÊ VAI AMAR

Substância fatal, pelo de rato e +: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas de macarrão, sal e tempero

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A interdição da Anvisa contra macarrão (Foto: Divulgação)

A decisão da Anvisa de retirar marcas de macarrão, sal e tempero dos mercados

Os brasileiros são apaixonados por macarrão e hoje há inúmeras opções no mercado. E uma boa massa costuma está acompanhado de um pouco de sal e tempero. E para os amantes de gastronomia, hoje viemos comunicar sobre uma decisão da Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária está sempre por dentro de tudo que é comercializado no Brasil. E se uma empresa não cumprir com o esperado, a Anvisa manda interditar seus produtos dos supermercados. E foi exatamente isso que ocorreu com uma marca de macarrão, sal e tempero.

MACARRÃO BARRADO

De acordo com informações do site Agência Brasil, em 22 de setembro de 2022, a Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição e o uso das massas alimentícias da marca Keishi, fabricadas pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após uma inspeção, foi detectado que as massas fabricadas entre 25 de julho e 24 de agosto de 2022, podiam conter propilenoglicol contaminado com etilenoglicol, mesma substância encontrada em petiscos para cães que causou a intoxicação e a morte de mais de 40 animais de estimação na época.

Na época, a empresa destacou seu compromisso com as regras da Anvisa e destacou que estava recolhendo os lotes contaminados. A empresa segue operando normalmente e tem a confiança do público, já que é uma marca consolidada e muito querida pelos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Macarrão Keishi (Foto: Reprodução/ Internet)

SAL

De acordo com informações divulgadas no dia 16 de maio de 2023 pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 040122 do produto Sal Rosa do Himalaia Fino Iodado, marca Smart, da empresa Latinex Internacional Importação e Exportação LTDA, CNPJ nº 05.540.409/0001-14.

Na ocasião, foi detectado um resultado insatisfatório para o teor de iodo (acima do limite máximo estabelecido). A empresa também é muito querida dos brasileiros e é comum nos supermercados. Hoje em dia ela segue operando normalmente e não teve mais problemas em seus lotes de sal.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sal Rosa do Himalaia foi barrado pelo órgão – Foto: Reprodução/Internet

TEMPERO QUERIDO

Por fim, no dia 19 de julho de 2022, o Estado de Minas informou que a Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição e o uso da canela moída (tubo de 40g) da marca Piratas, da empresa Domingos Costa Indústrias Alimentícias SA – Vilma Alimentos. Foi constatada a presença de insetos e pelos de roedor (podendo ser ratos) no produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje em dia a empresa também segue operando normalmente e é muito querido no mercado. O problema detectado pela Anvisa foi resolvido rapidamente na época.

Canela moída foi barrada pelo órgão (Foto: Reprodução/ Internet)

Até o momento não foram encontradas nenhuma nota oficial ou posicionamento das duas empresas mencionadas por último, então o espaço permanece em aberto para que ambas possam expor suas versões dos fatos

COMO SABER SE UM PRODUTO TEM REGISTRO?

Conforme informações da Anvisa, para verificar a autorização de um produto, basta clicar na categoria à qual ele pertence: Alimentos, Cosméticos, Ensaios Clínicos, Medicamentos, Produtos de Cannabis, Produtos para Saúde, Saneantes (produtos de limpeza) e Tabaco. Em caso de dúvida, basta recorrer à opção “Consulta Genérica”.

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile