Chocante!
Pelo de rato e risco fatal: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de molho, leite e queijo
05/05/2024 às 20h15
A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de molho, leite e queijo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decretou a retirada de 3 marcas populares de molho, leite e queijo, devido risco fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal Gov, o órgão proibiu a distribuição do lote LO11810 do Extrato de Tomate, marca Elefante, com validade até 7 de outubro de 2016, em 4 de julho de 2022.
A proibição acorreu após o laudo da Fundação Ezequiel Dias (Funed) que detectou pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente, ou seja, uma matéria estranha indicativa de risco à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a vigilância sanitária suspendeu a comercialização dos produtos Leite integral, Leite desnatado e Soro de leite em pó, da marca Neville, em 19 de junho de 2023.
Isso porque, segundo o comunicado do órgão, esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, a agência também informou a proibição do produto Queijo tipo mudar ela, da marca Minerbom, da empresa Laticionio Mineirs Limitada, no dia 8 de março de 2023.
Com isso, a medida foi motivada considerando a notificação da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária, que referendou a determinação de interdição cautelar do produto, pelo fato de utilizar indevidamente o número de registro do SIF 3085 pertencente a outra empresa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Donas de casa em alerta: ANVISA baixa facão e proíbe 13 produtos de limpeza populares após descoberta
● Sujeira e alimentos no meio da enchente: Vigilância Sanitária interdita 2 supermercados populares por nojeira
● Atenção, mulheres 45+: ANVISA acaba de proibir progressiva nº1 após risco de câncer
Contudo, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas citadas a respeito dos ocorridos, porém todos os lotes indicados foram recolhidos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.