Anvisa decreta a retirada de marcas de leite do mercado devido contaminação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o órgão regulador da qualidade dos produtos comercializados no país. Dessa forma, seu dever é garantir a segurança desses produtos, fazendo com que nada nocivo chegue a população. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a proibição e o decreto de retirada de 7 marcas de leite dos mercados, devido a contaminação, incluindo por uma bactéria mortal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que algumas marcas não são realmente de leite, e sim se tratando de fórmulas infantis que em sua composição possui o leite. Para começar, falaremos de 5 produtos. Segundo informações divulgadas pelo portal ‘Gov.br’, em 2022, a Anvisa determinou o recolhimento das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac , Alimentum e EleCare, de produtos infantis em pó.
Todos esses produtos foram fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. Segundo as informações, o recolhimento desses produtos se deu após a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, iniciar uma investigação. Essa que se originou devido a quatro internações de bebês (menores de 6 meses) e com um óbito, após o consumo das referidas fórmulas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais sobre o assunto
Em sua investigação, a FDA, destaca que três dos bebês internados apresentaram infeccão por Cronobacter sakazakii e um por Salmonella Newport. Durante a inspeção da fábrica de Sturgis, foram encontrados resultados positivos pelas bactérias em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantis em pó. Por esse motivo, o produto foi retirado de circulação e arrancado das prateleiras dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a Anvisa publicou uma medida preventiva , por meio da Resolução 682, de 3 de março de 2022 , proibindo a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso das fórmulas infantis em pó das marcas mencionadas que apresentem em suas rotulagens ou embalagens os seguintes códigos:
- os dois primeiros dígitos do código entre 22 e 37;
- contendo K8, SH ou Z2;
- tendo como data de validade 1º/4/2022 ou data posterior.
Outro produto proibido pela Anvisa são as fórmulas de dieta terapêutica à base de leite F-75 e F-100. Dessa forma, destacando que o produto não é regularizado na Agência, pois não é possível comprovar a sua qualidade, segurança e eficácia em qualquer situação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual marca de leite foi proibida?
Por fim, a última marca de leite que foi retirada dos mercados pela Anvisa, foi a Natville. Em 2023, os produtos Leite UHT integral, Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) e Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg), produzidos entre janeiro e maio do mesmo ano tiveram a comercialização, a distribuição e uso suspendidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi tomada devido uma inspeção que determinou que os produtos foram fabricados em a devida autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Além disso, foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.