Nesta quinta-feira, 11, iremos recordar o decreto e interditação da Anvisa de 7 farmácias populares, que ocorreu no dia 27 de setembro de 2023.
Na época, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tomou a medida e retirou milhões de remédios dos locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal O Tempo, as farmácias de manipulação estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos.
Os mais de 1 milhão de remédios eram relacionados a frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteróides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos.
A legislação brasileira prevê que farmácias de manipulação devem atender a prescrições individualizadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, os locais não respeitavam as regras da legislação em pontos críticos, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos.
Além disso, durante a fiscalização, a agência percebeu que algumas drogarias atuavam de maneira similar às indústrias farmacêuticas sem o registro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo”, disse a Anvisa na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
A agência revelou que um dos estabelecimentos em São Caetano do Sul, São Paulo, possuía ampolas estéreis prontas para uso.
O local atuava com “desvio da atividade licenciada, sem a devida autorização, e com produção em larga escala.”
Além disso, a agência também interditou farmácias em Santa Catarina e na Bahia, de acordo com o portal O Tempo.
Por fim, como os medicamentos são impróprios para consumo, ninguém sabe o que pode gerar no organismo do consumidor, fato que pode ser fatal.
Como a Anvisa não divulgou os nomes dos estabelecimentos, não há como saber se houve ou o posicionamento das empresas sobre o assunto.
O QUE A ANVISA FAZ?
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos nas atividades da área.
Além disso, a agência também executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.