ALERTA

Substância fatal e vidro: A Anvisa decretou proibição contra 3 marcas de óleo, café e macarrão às pressas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa fez proibição contra marca de café, óleo e macarrão (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa fez proibição contra 3 marcas de produtos amados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre algumas proibições do órgão contra algumas famosas marcas de produtos como óleo, café e até mesmo macarrão.

Em abril de 2023, conforme informou o portal da Vigilância Sanitária de SC, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto Óleo de Soja, marca Cocamar, data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, a decisão foi motivada considerando o Laudo de Análise 1131.1P.0/2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, o qual identificou no lote do produto em questão, teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária. Além do óleo, a Anvisa também acabou fazendo uma autuação contra uma marca de café.

Lote de marca de óleo é retirada do mercado pela ANVISA (Foto: Internet)

Em março do ano passado, a agência suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra, validade: 27/04/2023, distribuído por Café Terra do Rei LTDA. A confirmação da notícia foi dada pelo portal da Vigilância Sanitária de SC.

A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 838.1P.0/2022 emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro. O material analisado apresentou a presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro), no lote do produto em questão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa teve que interditar uma famosa marca de café (Foto: Divulgação)

Outro produto vetado pela Anvisa foi uma marca de macarrão. Em setembro de 2022, segundo o G1, a agência determinou o recolhimento de massas alimentícias da empresa Keishi (Bbbr Indústria e Comércio de Macarrão Ltda.) que usaram o aditivo alimentar propilenoglicol, da marca Tecno Clean Industrial Ltda.

A agência também proibiu a comercialização, distribuição e o uso desses produtos fabricados entre 25 de julho de 2022 a 24 de agosto do mesmo ano. Segundo a Anvisa, a medida ocorre após uma inspeção que identificou que a empresa adquiriu e usou a substância contaminada como ingrediente na linha de produção de suas massas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontou que os lotes agora recolhidos pela Anvisa foram contaminados pela substância tóxica. O propilenoglicol adulterado foi usado na fabricação de petiscos para cachorros e pode ter sido responsável pela morte de ao menos 40 animais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situação das empresas atualmente:

Vale lembrar que as marcas citadas nessa publicação cumpriram todas as determinações da Anvisa e retiraram, na época das notificações, os produtos de circulação, ou seja, elas corrigiram os problemas. Atualmente, todas elas estão funcionando normalmente.

Quais os riscos do propilenoglicol?

Estudos científicos demonstram que o propilenoglicol pode penetrar na pele e ser absorvido pelo nosso organismo, podendo causar irritações e alergias em pessoas com peles sensíveis. Além disso, existem preocupações quanto ao seu potencial efeito disruptor hormonal.

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile