PERIGO!
Pedaços de metal: A Anvisa decretou a retirada de 3 chocolates dos mercados às pressas com 2 alertas graves
08/04/2024 às 10h22
ANVISA proibiu lotes de 3 marcas famosas de chocolates após grave constatação e a situação atual do trio é essa
E 3 marcas de chocolates, muito amadas por brasileiros, acabaram tomando sérias proibições da ANVISA após problemas graves quanto a qualidade dos mesmos serem devidamente identificados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os apontamentos em comum do trio foi a detecção de uma quantidade razoável de “pedaços de metal”, o que pode ser potencialmente perigoso no organismo.
1- Bretzke
No dia 24 de julho de 2023, a marca Bretzke, fabricado pela empresa Blue Alimentos LTDA e que está no mercado desde 1964, na região do interior de Santa Catarina, foi autuada pela ANVISA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o que foi publicado pela própria autarquia, através do Diário Oficial da União, foi interditado o lote nº 9812 do produto Cacau em Pó da marca.
Ainda de acordo com o comunicado emitido pela ANVISA, a ação foi motivada após ser apresentado um resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo*, como podem ver na imagem abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir deste resultado, a Anvisa, em sua função reguladora, optou por uma ação de interdição cautelar, que, na prática, proíbiu temporariamente a comercialização do produto em questão até que fossem concluídas investigações mais detalhadas.
Caso o produto nao se enquadrasse nos padrões rigorosos estabelecidos pela legislação brasileira, poderia ser suspendido de vez.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômitos intensos e diarreia: Anvisa arranca das prateleiras queijo n°1 das donas de casa
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
Por outro lado, caso as investigações mostrarem que o produto entrou em conformidade com as normas, seria liberado podendo ser reintroduzido no mercado.
Felizmente, conforme apurado pelo TV Foco, o item Cacau em Pó da marca Bretzke voltou a ser comercializado novamente nos principais supermercados da região, provando assim que a situação foi devidamente regulamentada.
VALE DESTACAR QUE NÃO foi encontrada nenhuma declaração pública da empresa a respeito do ocorrido, lembrando que o espaço permanece aberto para qualquer manifestação do lado.
2- Cacau em Pó- Mãe Terra (Unilever Brasil)
A segunda marca de Cacau da lista se trata de uma famosinha dos supermercado, a marca Mãe Terra, da gigante Unilever Brasil.
Conforme a RESOLUÇÃO-RE Nº 2.724, DE 24 DE JULHO DE 2023, publicada no Diário Oficial da União, a ANVISA interditou o lote A5G252148F do produto.
Essa medida também foi tomada após o mesmo apresentar um resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo, como podem ver na imagem abaixo:
A SITUAÇÃO ATINGIU APENAS O LOTE MENCIONADO, SENDO ASSIM, A MESMA CONTINUA COMERCIALIZANDO SEUS PRODUTOS NORMALMENTE.
Ao procurar a manifestação da empresa também não foram identificadas nenhuma declaração ou nota oficial da mesma a respeito do assunto.
3- Qualicau
Para finalizar, no dia 24 de julho de 2023, a ANVISA informou a proibição contra outra marca de chocolates, rival da Nestlé, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.724, DE 24 DE JULHO DE 2023, no Diário Oficial da União.
A interdição foi contra o lote 09/23 do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA, no mercado desde 1992.
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo, vista como substância letal e extremamente nociva à saúde, como podem ver na imagem abaixo:
Ao procurar a manifestação da empresa também não foram identificadas nenhuma declaração ou nota oficial da mesma a respeito do assunto.
Porém a SITUAÇÃO FOI DEVIDAMENTE RESOLVIDA E OS PRODUTOS VOLTARAM A SER COMERCIALIZADOS NORMALMENTE
O que a presença do chumbo causa no corpo em quantidades excessivas?
Essas proibições levantaram dois alertas importantes à população, uma vez que a presença do chumbo não apenas faz mal ao corpo como pode desencadear consequências bem mais graves.
De acordo com o portal CEVS, os principais efeitos do chumbo ocorrem no sistema nervoso e causam:
- Encefalopatia crônica
- Alterações cognitivas e de humor
- Neuropatia periférica
- Nos rins ele causa nefropatia com gota, insuficiência renal crônica e síndrome de Fanconi
- E em casos mais graves, os danos cerebrais e renais podem levar à morte
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.