ANVISA decretou retirada de 3 marcas de carne dos supermercados após grave constatação
Quando nos dirigimos a um supermercado a fim de fazer compras de alimentos no geral precisamos estar atentos sempre quanto à qualidade dos produtos que escolhemos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E esse cuidado afeta principalmente os produtos que ficam nos setores de carnes, frios e congelados.
Só para ter uma ideia do perigo que envolve o consumo de carne estragada ou em condições impróprias, segundo o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária ), esse tipo de consumo provoca de enjoos a diarreias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E em casos mais graves, podem culminar em uma desidratação profunda e até causar a morte.
Isso sem falar nos riscos dos alimentos em más condições sanitárias como a a teníase, doença causada por parasitas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Geralmente a mesma é transmitida pelo consumo de carne contaminada com cisticercos (larvas do verme),e isso também apresenta riscos ao organismo.
Inclusive problemas nervosos e cegueira quando estiver associada neurocisticercose*
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(*Quando ocorre o acometimento do sistema nervoso central)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não é a toa que órgãos regulamentadores, como a ANVISA, de forma frequente e incessante, inspecionam minuciosamente alimentos diversos, principalmente esse tipo de produto comercializado diariamente em supermercados e açougues.
Eles analisam marca por marca, e lote por lote, afim de combater qualquer risco que possa causar danos maiores a população.
Falando nisso 3 marcas de carne enfrentaram esse tipo de proibição e é sobre isso que iremos falar agora
1-BF Meat
Em 9 de março de 2022, a ANVISA determinou a proibição de um lote da marca BF Meat, mais precisamente da Carne Resfriada de Bovino sem Osso– Filet Mignon 34.
O processo foi feito pela empresa de forma voluntária por meio da Resolução RE nº 721, devidamente publicada no Diário Oficial da União.
O produto é de responsabilidade da empresa Berfrigo Alimentos, e a validade do lote atingido possuía validade até 28/3/2022.
A situação ocorreu após constatarem a presença de Salmonella na composição.
Vale destacar que a marca permanece ativa no mercado e a ação proibitiva afetou SOMENTE o lote mencionado nesta matéria.
Inclusive, ao procurar pelo site oficial da marca deu para constatar que a marca está em busca de inovação.
Fora isso as suas redes sociais oficiais contam com 1981 seguidores e posta diariamente novidades da marca, como podem ver na imagem abaixo:
Ao procurar declarações ou notas oficiais da empresa comentando o ocorrido, as mesmas não foram encontradas.
Lembrando que o espaço permanece aberto para que a mesma exponha sua versão dos fatos.
2-Rei das Carnes
Já no dia 22 de agosto de 2023, a ANVISA através da RESOLUÇÃO-RE Nº 3.136, publicada no Diário Oficial da União, proibiu a venda dos Produtos Cárneos Congelados da marca Rei das Carnes Gourmet.
De acordo com a resolução mencionada a medida afetou TODOS os lotes, cujos quais foram fabricados pela empresa Cooperativa Pecuária Holambra; Supermercado Rei das Carnes Ltda, de CNPJ desconhecido.
A medida foi motivada considerando uma denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais, devido ao fato das informações constantes na rotulagem de produtos cárneos congelado estarem incoerentes.
Fora haver indícios de que o estabelecimento responsável não se encontrava devidamente regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos, e as condições higiênico-sanitárias são desconhecidas.
Um produto do gênero que não possui informações coerentes ou origem conhecida podem ser classificados como clandestinos.
O que representa uma falta de garantias quanto às condições higiênico-sanitárias em que esses produtos foram fabricados.
Ao procurar a situação atual da empresa, bem como manifestações a respeito do ocorrido, não foram encontradas nenhuma informação correspondente.
Lembrando que o espaço permanece sempre aberto para que as empresas possam expor a versão dos fatos.
3- Best Beef
Para finalizar, no dia 02 de junho de 2023, a ANVISA decretou a proibição de um lote de uma famosa marca de carnes após constatar sérios riscos de contaminação por salmonela.
A RESOLUÇÃO-RE Nº 2.000, DE 2 DE JUNHO DE 2023, foi publicada no Diário Oficial da União, cuja qual deixou expressamente proibida a distribuição, comercialização e consumo de um lote do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, da marca Best Beef*.
O lote afetado tinha como data de fabricação: 06/05/2023 cuja validade correspondia a: 03/09/2023.
(*Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA, CNPJ nº 88.728.027/0001-46)
Fora isso, o recolhimento do produto foi feito de forma voluntária, o que significa que o processo de retirada é iniciado pela empresa responsável pelo produto, após identificar uma situação de risco sanitário
VALE DESTACAR que a proibição afetou SOMENTE os lotes mencionados e a marca continua ativa no mercado.
Suas redes oficiais contam com 37,7 mil seguidores, e através dela a marca costuma postar as últimas novidades do mercado.
Como podem ver na imagem abaixo:
Ao procurar declarações ou notas oficiais da empresa comentando o ocorrido, as mesmas não foram encontradas.
Lembrando que o espaço permanece aberto para que a mesma exponha sua versão dos fatos.
Qual a história da marca Best Beef do Frigorífico Silva?
De acordo com o portal GZH, a história do Frigorifico Silva começou com Ivon Silva, em Rio Grande em 1972, que inclusive seguiu os passos do pai, que também era açougueiro.
Em 1983, foi comprada a unidade industrial do Frigorífico Frisama, em Santa Maria, que faliu antes de operar a nova fábrica. Desde a década de 80.
Foi na década de 90 que o frigorífico implantou a marca Best Beef e nos anos 2000, a grande sacada foi a certificação da carne hereford.
Em 2013 a Best Beef já estava atuante em 70 países, a maioria da África, da Ásia e do Oriente Médio, tendo como orgulho da marca, poder fornecer 75 toneladas por semana a um grande produtor de carne: o Uruguai.