Marcas de chocolates precisaram ser retirado às pressas dos supermercados pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária por causa de risco de contaminação
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre entra em ação quando identifica irregularidades que possam colocar em risco a vida dos consumidores. Desse modo, 7 marcas de chocolates, rivais da Nestlé, tiveram alerta urgente emitido e foram barradas dos supermercados.
Julho e setembro de 2023 e março de 2024, 7 produtos de chocolates tiveram que ser retirados às pressas por causa de risco à saúde dos clientes. Essa medida do órgãos fiscalizador causa espanto, visto que o doce é bastante popular e queridinho entre os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Tua Saúde, o chocolate fornece vários benefícios para a saúde, como redução da pressão arterial, além de aumentar a saciedade, fornecer energia, melhorar a memória e promover o bem-estar e o estado de ânimo, já que é rico em flavonoides, cafeína, teobromina e ácidos graxos saudáveis, tendo propriedades antioxidantes, estimulantes e cardioprotetoras.
Através da Resolução-RE Nº 3.429, de 8 de setembro de 2023, a Anvisa barrou o lote nº 210323 do produto Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA.
A medida foi necessária por causa do resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio e pelos de ratos, conforme Laudo emitido pelo Laboratório Central do Estado de São Paulo de acordo com informações divulgadas pelo portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, a legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.
Já o cádmio também é uma substância fatal. Ele é um metal tóxico de acordo com informações do Imetro. No ser humano, pode provocar câncer, afetar vários órgãos como o fígado e os rins, por exemplo. Atualmente a empresa segue comercializando normalmente o produto citado acima, estando disponível em anúncios do Google Shopping, por exemplo, visto que apenas o lote citado foi proibido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
A EMPRESA SE MANIFESTOU?
A Indústria Guimarães, localizada em Costa da Miraguaia, 2°distrito de Santo Antônio da Patrulha conta com um moderno parque fabril com equipamentos de última geração e possibilita a comunidade Patrulhense mais de 150 empregos diretos e indiretos de acordo com o site oficial da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela comercializa mais de 70 produtos derivados da cana-de-açúcar em todo Brasil. Referência em sua área de atuação, além dos chocolates, a Guimarães também atua com paçocas, pastas, amendoins, biscoitos, farinhas, linhas orgânicos, zero e até veganos.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
4 MARCAS DE CHOCOLATE FORAM BARRADAS PELA ANVISA?
De acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 25 de março de 2024 a Anvisa solicitou a proibição de um lote do chocolate Toblerone. Tratou-se do Leche Y Nougat com Miel Y Almentras, da Mondelēz Brasil.
Os lotes atingidos são aqueles com validade dos dias 26/12/2024, 15/03/2025 e 23/03/2025. O motivo foi por causa da falta de informações em português na embalagem, incluindo as advertências sobre alergênicos, lactose e glúten. Os lotes barrados estão listados abaixo:
- OOY4033922, OOY4133922, OOY4233922;
- OOY4035151, OOY4135151, OOY4235151;
- OOY4035043, OOY4135043;
- OOY4033923, OOY4133923, OOY4233923;
Porém, é importante pontuar que o produto em si não apresentou nenhum problema referente a sua qualidade, o único problema foi exatamente a falta de informações na língua do país, o que é obrigatório. As informações da marca rival da Nestlé estavam descritas em espanhol.
A falta de rotulagem adequada em português pode esconder informações cruciais sobre alergênicos presentes no produto, como lactose, glúten e outros, que podem ser prejudiciais para pessoas com sensibilidades ou alergias específicas.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAIS FORAM AS 2 ÚLTIMAS MARCAS DE CHOCOLATE PROIBIDAS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Exercendo seu poder de órgão fiscalizador que a Anvisa divulgou que foi publicada a Resolução-RE Nº 2.724, de 24 de julho de 2023. No mesmo, foi determinado a interdição cautelar dos lotes 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco.
Essa decisão foi tomada devido aos resultados insatisfatórios nos testes de determinação de cádmio e chumbo, conforme Laudo de Análise Fiscal inicial nº 737.1P.0/2023, referente ao produto Cacau em Pó, da marca Qualicau, lote 10/23 RS, com validade até 09/03/2024.
E também o Laudo de Análise Fiscal inicial nº 926.1P.0/2023, do produto Chocolate em Pó 50% Cacau, marca Qualicau, lote 09/23 RS, com validade até 03/03/2024, emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
O motivo foi as substâncias prejudiciais a saúde. O cádmio é liberado no meio ambiente principalmente através de atividades industriais, como mineração e produção de baterias, e pode se acumular em alimentos como grãos, vegetais de folhas verdes e frutos do mar.
Já o chumbo pode estar presente em alimentos devido à poluição do ar, solo e água, além de ser encontrado em algumas práticas agrícolas, como o uso de tintas à base de chumbo em estruturas de armazenamento de água.
O portal R7 tentou localizar representantes das empresas para comentar o assunto na época, mas não houve retorno. Por fim, vale pontuar que a marca segue no mercado de acordo com anúncios do Google Shopping após a retirada dos lotes identificados, pois se tratou de um caso isolado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.