DECRETO
1M de remédios no lixo: Anvisa desce o facão e decreta interdição de 7 farmácias populares às pressas
24/08/2024 às 21h00
O decreto da Anvisa contra 7 farmácias após fiscalização detectar negligência e a interdição total de mais de 1 milhão de remédios populares entre os brasileiros
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável pelo controle de qualidade de tudo que é comercializado no Brasil e isso envolve os medicamentos. Tanto farmácias, quanto laboratórios de manipulação, estão sujeitos a autuação por parte do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E a Anvisa precisou interditar 7 farmácias e apreender cerca de 1 milhão de remédios após uma fiscalização. A agência está sempre visitando estabelecimentos para saber se estão por dentro das regras. Ela pode aparecer em um ambiente por rotina ou denúncia.
E de acordo com informações do portal O Tempo, em 27 de setembro de 2023, a Anvisa comunicou que pelo menos 7 farmácias de manipulação que estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos, precisaram ser barradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A autuação resultou na apreensão de mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos. Em comunicado, a Anvisa revelou que os empreendimentos interditados descumpriam a legislação em pontos críticos, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos.
“Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo”, disse ainda em comunicado. É válido destacar que nossa legislação.exige que farmácias de manipulação atendam a prescrições individualizadas, de acordo com as características dos pacientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMUNICADO
Como a Anvisa preservou os nomes dos empreendimentos, não foi possível encontrar pronunciamentos públicos a respeito do ocorrido. Mas, o espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos por parte das empresas. Vale destacar também que não há informações a respeito dessas farmácias hoje. Vale lembrar que o órgão tende a liberar o empreendimento após o cumprimento das exigências. Isso varia do caso que ocasionou a interdição.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bactéria, pelo de rato e +: Anvisa faz proibição contra 3 marcas populares de carne, salsicha e +1 popular
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
A ANVISA FAZ O QUÊ?
De acordo com o próprio órgão, é dever da agência controlar a produção e o consumo de produtos e serviços que estão sujeitos à vigilância sanitária. Tudo que envolve a saúde dos brasileiros, está sujeito a análise da Anvisa. O órgão pode barrar determinada empresa, multar e só liberar após ela cumprir o que se pede. Cabe destacar que ela atua em todos os Estados do Brasil, geralmente, ela tem auxílio da Visa (Vigilância Sanitária), que pode atuar em âmbito municipal e assim, auxiliar no cumprimento na norma.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]