Anvisa proibiu com urgência produtos de 3 marcas amadas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou medidas para proibir a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de produtos de três marcas amadas dos brasileiros.
Esses produtos estavam sendo promovidos de forma irregular em sites da internet, com alegações de tratamento para problemas de visão, como catarata, glaucoma, degeneração macular e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As marcas em questão são: Visipro, Sulinex e Ocularis. A Resolução publicada, também determinou a apreensão desses produtos. As medidas foram adotadas em resposta a denúncias e questionamentos relacionados ao tema.
A Anvisa identificou que os suplementos alimentares eram fabricados por empresas desconhecidas, ou seja, a origem dos produtos não estava clara.
Além disso, a legislação não permite que alimentos em geral, incluindo suplementos alimentares, sejam anunciados como tratamento, prevenção ou cura de qualquer tipo de doença ou problema de saúde, inclusive questões relacionadas à visão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em maio deste ano, a Anvisa já havia proibido e determinado a apreensão de outro produto, da marca Visium Max, que também tinha a mesma indicação irregular para problemas de visão.
A Anvisa faz um alerta sobre propagandas enganosas de produtos que prometem milagres e que são veiculadas na internet, rádio, TV e outros meios de comunicação. Esses produtos frequentemente são vendidos como suplementos alimentares, mas não possuem comprovação de eficácia terapêutica ou estética junto à Agência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
A legislação sanitária proíbe expressamente que alimentos façam alegações de tratamento, cura, prevenção de doenças e agravos à saúde. Portanto, qualquer propaganda de suplementos alimentares com esse tipo de alegação é irregular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL MARCA VENDIDA NO CARREFOUR FOI ARRANCADA DOS MERCADOS?
Responsável por criar normas, regulamentos e dar suporte as atividades no Brasil, a ANVISA promove a proteção da saúde de todos pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
É importante destacar que, o órgão sempre entra em cena com o intuito de garantir que produtos de péssima qualidade sejam arrancados dos mercados, como foi o caso desta vez. Acontece que a autarquia determinou a proibição de uma marca vendida no Carrefour. Para saber todos os detalhes, leia a matéria completa clicando aqui!