A ANVISA baixa proibição contra produtos de empresa famosa em suplementos alimentares e essa foi a situação apontada
E a pouco tempo, mais precisamente no dia 21 de setembro do ano de 2023, a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) tomou medidas drásticas contra uma empresa de suplementos alimentares após constatar grave risco à saúde pública.
De acordo com o portal Edital Concursos, a empresa em questão vendia produtos que eram anunciados como combativos a uma série de doenças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Diário Oficial da União (D.O.U) foi publicado a resolução da Anvisa RE nº 3.616, no dia 21 de setembro de 2023.
A resolução em questão suspendia as propagandas de alimentos no site Herbanutri Oficial bem como nas mídias sociais sob responsabilidade de Jardel Lopes de Andrade.
A proibição
Como informamos no inicio deste texto, essa medida foi tomada após os sites e redes sociais da empresa declararem alegações terapêuticas não permitidas sobre o produto.
Segundo a propaganda, o produto poderia prevenir:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta no Bolsa Família: Essa lista de beneficiários tem até o dia 30/12 para evitar corte no benefício
● Para desbloquear o teto máximo: 5 passos para se aposentar pelo INSS em 2025 ganhando mais de R$7 mil
● Isenção do IPTU, adeus pagamento em passagens e vitória em plano de saúde: 3 vitórias garantidas a idosos 60+
- Infartos
- Doenças cardiovasculares
- Diminuir a ansiedade e o estresse
- Eliminar a insônia
- Ajudar a retardar as complicações do diabetes
- Reduzir as taxas de glicose
- Combater a osteoporose e o “colesterol ruim”
- Regular a pressão arterial
- Melhorar o funcionamento do fígado e dos rins
- E um forte aliado contra a gripe
Porém, durante a fiscalização, a ANVISA, foram identificadas várias infrações cometidas pela empresa. Entre elas, a fabricação de suplementos alimentares estavam em desacordo com os padrões de identidade e qualidade exigidos e com as boas práticas de fabricação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência também destacou o uso de alegações terapêuticas para doenças graves presentes em propagandas de alimentos no site da empresa e em suas mídias sociais.
A decisão da ANVISA também mantinha implicações importantes. A primeira delas foi a suspensão imediata de todas as propagandas do produto em questão.
Isso significa que o site Herbanutri Oficial e todas as redes sociais sob responsabilidade de Jardel Lopes de Andrade não poderiam mais fazer qualquer tipo de propaganda do produto, de acordo com o que foi determinado pela ANVISA.
Fora isso essa decisão serviu como um alerta para a população sobre os perigos de acreditar em propagandas de produtos que prometem curas milagrosas.
Muitas vezes, esses produtos não têm comprovação científica de sua eficácia e podem até mesmo ser prejudiciais à saúde.
Declarações da empresa
Até o momento, a empresa M.M.DOS SANTOS FERREIRA (HERBANUTRI) não se manifestou sobre a decisão da ANVISA. No entanto, a agência deixou claro em sua resolução QUE A EMPRESA TEM O DIREITO DE SE MANIFESTAR A QUALQUER MOMENTO.
Como está a situação da empresa agora?
De acordo com apurações feitas pelo TV Foco, ao pesquisar sobre a empresa nos principais meios de pesquisa NÃO SÃO ENCONTRADOS mais nenhum site ativo.
Inclusive, um site denominado como “Herbanutri Oficial” aparece como fora do ar a quatro meses, ou seja, muito antes dessa resolução da ANVISA, ele já tinha sido desativado.
Pelas redes sociais também não foram encontrados o perfil citado.