Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a medida da agência que cai como bomba para a Bauducco e outra gigante
Primeiramente, é válido falar que a Anvisa se trata de uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
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Dessa forma, é muito importante que todos saibam detalhes sobre o comunicado crucial da agência, que caiu como uma verdadeira bomba para a Bauducco e outra gigante do mercado.
Bom, para melhor entender, de acordo com informações do portal GOV.BR, desde o dia 22 de abril de 2022, os alimentos contendo cereais já devem ser fabricados conforme a nova regra para classificação e identificação de produtos integrais.
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O que diz a medida da Anvisa?
Sendo assim, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 712/2022, tem como principal objetivo garantir que o consumidor compra exatamente aquilo que ele espera que esteja comprando. Agora, quando você comprar um alimento integral, o produto deve conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais. Além disso, a quantidade de ingredientes integrais deve ser superior à quantidade de ingredientes refinados.
Pois bem, de acordo com informações do G1, o portal de notícias da Globo, não cumprir com a resolução da Anvisa constitui infração sanitária. Por isso, marcas que não se adequarem às novas regras podem receber penalidades como advertência, multa, interdição de produtos e até cancelamento de alvará.
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Agora você se pergunta, onde a Baudduco entra na história? Pois bem, um pão de fermentação natural da marca Bauducco trocou o texto na embalagem de “integral” para “36% integral”, conforme estabelece a norma.
Inclusive, para a famosa marca, a nova regulamentação de alimentos integrais também é uma “mudança importante para os consumidores” e “uma oportunidade de melhoria da qualidade nutricional dos alimentos”.
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A outra marca em questão se trata da Nutrella. Nesse caso, no rótulo de um pão da marca Nutrella, por exemplo, o texto que dizia “100% integral” foi substituído por “100% natural”. Ou seja, as empresas já operam conforme a determinação da Anvisa.
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Dessa forma, a medida acaba sendo de tamanha importância ao consumidor final, que não será mais “enganado”, pelos rótulos.