ATENÇÃO

Embolia pulmonar e hemorragia: Anvisa faz alerta URGENTE e baixa proibição contra cosméticos injetáveis

24/12/2023 às 20h12

Por: Kelly Araújo
Anvisa faz alerta urgente e baixa proibição contra cosméticos injetáveis (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa faz alerta urgente e baixa proibição contra cosméticos injetáveis (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa alerta e proíbe uso de cosméticos injetáveis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o alerta e proibição da agência da venda e uso de cosméticos injetáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa emitiu uma nota em que alerta sobre a proibição aos cosméticos de uso injetáveis. A autarquia diz receber informações sobre relatos de eventos adversos graves, como embolia pulmonar (obstrução de uma artéria do pulmão devido a um coágulo sanguíneo), associados aos produtos irregulares. 

“A Agência tomou conhecimento desses eventos adversos por meio de órgãos locais de Vigilância Sanitária, que identificaram os riscos à saúde associados ao uso desses produtos em procedimentos estéticos. Adicionalmente, reportagens na mídia têm destacado casos alarmantes de pacientes que enfrentaram complicações significativas após a aplicação desses produtos injetáveis”, diz o documento, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa é o órgão responsável pela averiguação dos produtos (Reprodução: Internet)

Anvisa é o órgão responsável pela averiguação dos produtos (Reprodução: Internet)

Dessa forma, a agência cita um caso em que uma jovem de apenas 29 anos chegou a ser internada numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devido uso de produto injetável. Ela sofreu embolia pulmonar e hemorragia no órgão, após um procedimento de preenchimento com um bioestimulador. Após o fato, a Anvisa começou a monitorar de forma mais atenta o cenário dos cosméticos.

O órgão decretou a proibição uma série de produtos de algumas marcas por não apresentarem indicação de uso corretas. Por motivo de suas embalagens estimularem aos profissionais e consumidores o uso injetável. Dessa forma, estabelecendo que as empresas devem apresentar informações claras de uso em suas embalagens. Assim, orientando o consumidor que os produtos cosméticos são de uso exclusivamente externo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cosméticos não podem ser injetáveis (Foto: Reprodução/ Internet)

Cosméticos não podem ser injetáveis (Foto: Reprodução/ Internet)

Quais as regras da agência para o uso dos injetáveis?

Assim, a Anvisa explica que, por norma, itens regularizados como “cosméticos” no Brasil não podem ser injetáveis, já que o uso é externo. E para uso injetável, o produto deverá ter cadastro junto a autoridade sanitária de “medicamento” ou “produto para saúde”. 

“Como exemplo, o ácido hialurônico injetável para intradermoterapia (injeção de medicamentos na pele) ou medicina estética deve ser registrado como produto para saúde”. Disse a Anvisa em comunicado.

Thumbnail Video Youtube

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa
proibição de cosméticos

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.