Fiscalização encontrou condimentos contaminados em açougues mais de
Um alerta máximo foi emitido pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) na última quarta-feira (13). Em mais uma fiscalização, foram encontrados 400 kg de carne com cabelo, terra e até mato e deixou o Brasil em choque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação apreendeu os produtos em açougues da cidade de Barra de São Francisco, no Espírito Santo. A fiscalização foi encomendada por denúncias feitas no Procon-ES.
SAIBA MAIS! Anvisa descobre grave falha na produção de produtos de famosa marca e empresa põe tudo a perder
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, funcionários ou clientes que passaram mal ou tiveram algum tipo de suspeitas sobre os insumos comercializados nos açougues, fizeram as denúncias.
A Prefeitura de Barra de São Francisco se posicionou e esclareceu que várias peças de carnes foram encontradas com sujeiras visíveis em cima do balcão, disponíveis para consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Anvisa e o Procon, os alimentos apreendidos seguiram para a incineração conforme informações divulgadas pelo portal Folha Vitória.
O principal problema é justamente a falta de informação sobre a origem das carnes. Para quem não sabe, a Vigilância Sanitária é uma espécie de poder de polícia do Estado responsável pela proteção e promoção da saúde, que tem como principal intuito impedir que a saúde humana seja exposta a riscos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fiscalização causou choque pelo fato de mato, terra e até cabelo estarem misturados com as carnes, além de indícios de contaminação por bactérias, após testes realizados pelo órgão público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após as fiscalizações nos estabelecimentos, a Anvisa encontrou, em um frigorífico, cerca de 300 kg de carnes contaminadas e sujas. Outro local, foram mais de 80 kg de carne, também sem a higienização necessária.
MAIS CARNES CONTAMINADAS?
A operação não foi a única nas proximidades, visto que na terça-feira (11), a mesma operação já havia acontecido em uma distribuidora em Vila Velha.
Nessa fiscalização, mais de 6 toneladas de carne foram encontradas fora das condições previstas para consumo. Mais de 30 empresas foram notificadas, sendo denunciadas por cometer alguma irregularidade.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é obrigação de todo estabelecimento comercial expor informações precisas dos itens que estão sendo vendidos. O Artigo 31 dos Direitos do Consumidor afirma que:
“A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores”.
Sendo assim, quem comprou carnes em açougues das regiões citadas acima, se faz necessário se atentar para verificar se os alimentos estão em condições de consumo.
Porém, os apreciadores de carnes podem continuar consumindo o produto normalmente e caso encontrem alguma irregularidade, podem realizar a denúncia no Procon do seu estado, visto que a Anvisa está sempre se movimentando para cumprir com a proteção da saúde humana.