A Anvisa surpreendeu ao decretar a interdição de um restaurante n° 1 em São Paulo. Aliás, no local muitas nojeiras chamaram a atenção da fiscalização
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano.
Dessa vez, o órgão federal precisou agir às pressas fazendo uma proibição urgente contra o restaurante n° 1 de São Paulo após flagrante de nojeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal CBN Campinas, o caso aconteceu abril de 2025 no bairro Jardim Guanabara, em Campinas, após uma vistoria da Anvisa.

Uma famosa marmitaria acabou sendo interditada devido às péssimas condições de higiene. O restaurante em questão estava funcionando dentro de uma residência.
A Polícia Civil chegou ao local após receber uma denúncia anônima e, em seguida, acionou a Vigilância Sanitária, que determinou o fechamento imediato do espaço.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Risco: ANVISA acaba de confirmar proibição de progressiva nº1 das mulheres nos salões de beleza em 2025
Proibido pela ANVISA: Shampoo nº1 e que você pode ter em casa é arrancado de todas às prateleiras
Atenção, idosos: ANVISA decreta proibição de todos os remédios de farmácia popular em 2025 e emite anúncio
Os alimentos estavam armazenados inadequadamente, produção de pães e lanches em um ambiente insalubre e a presença de pombos no mesmo espaço da cozinha.
O local costumava preparar cerca de 140 marmitas por dia. Os responsáveis pela marmitaria também eram proprietários de uma padaria desativada ao lado da residência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, uma mulher que administrava o estabelecimento acabou sendo presa e conduzida ao 3º Distrito Policial de Campinas. Ela responderá por crime contra as relações de consumo.
Pronunciamento
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não encontramos nenhum pronunciamento do restaurante que recebeu a punição da Anvisa. Mas, o espaço segue em aberto para atualização da matéria.
Situação atual
Segundo a Vigilância Sanitária, o estabelecimento ficará fechado até que os responsáveis realizem as adequações necessárias para eliminar os riscos à saúde pública e garantir a segurança dos consumidores.
Considerações finais
A Anvisa surpreendeu ao fechar um restaurante popular de São Paulo. Aliás, eles chegaram no local após uma série de denúncias e encontraram muitas irregularidades no estabelecimento. Os alimentos estavam armazenados inadequadamente e tinha até a presença de pombos no mesmo espaço da cozinha.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aliás, aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.