Anvisa faz interdição urgente contra 3 marcas de carne
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a interdição urgente do órgão contra 3 marcas de carne e ordena retiradas devido à contaminação e risco a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira marca é a Best Beef, onde a Anvisa informou na publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.000, DE 2 DE JUNHO DE 2023, D.O.U. de 06/06/2023, a qual proíbe a distribuição, comercialização e uso, do lote/data de fabricação 06/05/2023 do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, de validade 03/09/2023.
Segundo a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário enviado pela empresa, devido à detecção de Salmonella spp. no produto. O que pode causar risco a saúde já que pode levar a uma infecção bacteriana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra marca interditada com urgência pela Anvisa foi a Cedro Alimentos. A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, referente à carne congelada de bovino sem osso – cupim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De lote: 13012024, fabricado em 13/01/2024, prazo de validade: 12/01/2026, devido à detecção de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana.
Qual outra carne proibida pela Agência?
Por fim, a última interdição foi a Vigilância Sanitária que efetuou, em cumprimento das regras da Anvisa. Em Palmeira dos Índios–AL o órgão apreendeu, aproximadamente, 200kg de carne bovina e suína imprópria para consumo humano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apreensão aconteceu durante inspeções realizadas em julho de 2023. Além das carnes, também foram apreendidos embutidos e queijos sem condições de consumo.