CHOCANTE
De perda de voz à morte: Anvisa faz proibição de 4 marcas populares de sal e retira de mercado às pressas
19/08/2024 às 18h30
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) está sempre atenta caso as empresas não cumpram as regras sanitárias, causando riscos à população
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) decretou a proibição e retirada de 4 marcas de sal dos mercados às pressas. O fato é que esse produto é indispensável na despensa dos brasileiros. Há quem garanta que esse é um item que jamais pode faltar nas prateleiras, pois dá até azar para o supersticiosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o sal tem como função primordial no organismo, garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares, entre outros.
Como tempero ele ainda é primordial, pois dá gosto nos alimentos. Sendo assim, a Anvisa exerceu o seu poder de órgão fiscalizador para penalizar 4 famosas marcas de sal por desobedecerem as normas sanitárias e por isso você precisa saber de todos o detalhes para não consumir o produto que esteja em medida cautelar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira marca que iremos destacar recebeu um aviso da Anvisa através da publicação da Resolução-RE Nº 2.104, de 13 de junho de 2023, na qual proibiu a distribuição comercialização, fabricação e uso, e também o recolhimento do lote 06/2022 do produto Sal Refinado Iodado, marca Salinas, da empresa Refinaria de Sal Salinas LTDA.
Vale pontuar que a medida foi motivada por conta de um laudo de análise fiscal definitivo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado insatisfatório para o teor de iodo, que, no caso, foi abaixo do limite mínimo estabelecido por regra de acordo com informações do portal Gov da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha. Portanto, a marca foi barrada exatamente pelo nível inferior do iodo.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
QUAL FOI A OUTRA FAMOSA MARCA DE SAL FOI BARRADA PELA ANVISA?
De acordo com o portal Gov da Anvisa, revelou que o órgão proibiu a distribuição, comercialização e uso do Sal Moído Iodado, marca Paguá, fabricado pela empresa Milmares Comércio Saleiro LTDA. O lote do qual a instituição se refere é o 12/2022, e teve o seu recolhimento dos mercados exigido, após a averiguação do Laudo de Análise Fiscal Definitivo, feito pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte – LACEN/RN.
O comunicado foi através da Resolução-RE Nº 2.709, de 21 de julho de 2023. A retirada do Sal Moído Iodado, da marca Paguá, ainda segundo o portal do Governo, se deu por conta do teor do iodo no produto, que também estava abaixo do limite estabelecido.
Vale lembrar que sempre quando há essa proibição, a empresa fica responsável por se adequar a todas as exigências, para que seus próximos produtos possam ser comercializados sem nenhum tipo de problema. Acontece que o produto segue sendo comercializado normalmente e a situação se tratou de um caso isolado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAIS SÃO AS OUTRAS 2 MARCAS DE SAL QUE TAMBÉM SUMIRAM DOS MERCADOS?
Através da Resolução-RE Nº 3.654, de 27 de setembro de 2023, a Anvisa proibiu a distribuição, comercialização, fabricação e uso do lote SGH 22607, do produto Sal Rosa do Himalaia, marca Lina, da empresa Peralta Distribuidora de Alimentos LTDA.
Através da Resolução-RE Nº 178, de 16 de janeiro de 2024, o órgão proibiu a distribuição, comercialização, fabricação e uso do lote nº 845.10 do produto Sal Rosa do Himalaia marca Naturalife Kodilar, da empresa M W A Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
As 2 marcas populares de sal foram barradas também pelo mesmo objetivo. Todas elas obtiveram um resultado insatisfatório para o teor de iodo que pode provocar riscos fatais em alguns casos e até a perda da voz em algumas situações adversas, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz. Todas as informações foram divulgadas pelo portal Gov da Anvisa.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que as mesmas possam expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]