CHOCANTE

Vai vomitar e ter diarreia: Anvisa faz proibição contra 10 farinhas populares e retira de mercados às pressas

Anvisa e farinha no supermercado (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Anvisa e farinha no supermercado (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

10 farinhas bastante populares das donas de casa foram retiradas às pressas dos supermercados por determinação da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária)

Podendo dar ânsia de vômito e até mesmo diarreia, 10 farinhas populares foram proibidas pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) e precisaram ser retiradas às pressas dos mercados através de uma medida cautelar. Os alimentos foram interditados preventivamente.

A farinha é fonte de fibras solúveis e beta-glucana, o que auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim no sangue. O alimento age como uma esponja que absorve a gordura, equilibrando as taxas de colesterol e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares de acordo com informações do portal Vitão Alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o jornal O Globo, em outubro de 2013, 9 produtos de farinha de milho foram proibidos por 90 dias, por apresentarem teores de ferro inferiores a 4,2mg/100g. Ou seja, estavam em desacordo com as regras sanitárias e poderiam causar dano aos consumidores segundo informou a reguladora. Durante a interdição, os produtos não podem ser vendidos ou distribuídos.

A medida tem caráter cautelar visto que neste período, as fabricantes podem pedir a contraprova na análise dos produtos junto à Anvisa. O órgão regulador destaca que não existe risco concreto para a saúde, mas sim a exposição do consumidor a um alimento com teores nutricionais abaixo do exigido pela lei brasileira. Confira abaixo quais foram as farinhas que foram barradas:

AS EMPRESAS SE MANIFESTARAM?

A empresa Campo Bom iniciou suas atividades em 1987 com distribuição de rações e insumos agrícolas para o público rural e comércio de Juiz de Fora e região de acordo com o site oficial da mesma. A missão da marca é alcançar a excelência no fornecimento e distribuição de gêneros alimentícios de boa qualidade, com eficiência e em harmonia com o meio ambiente e a sociedade, buscando sempre a satisfação total das necessidades dos clientes. Sendo assim, a marca Fubá Campo Bom segue sendo comercializada, onde tratou-se apenas de um lote específico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Fubá Pink pertence à Alnutri Alimentos Ltda (Grupo DGH Foods), de Contagem (MG). A empresa atua desde 2005 com o objetivo de cuidar da sua família e sempre oferecer o melhor para sua mesa, de acordo com o site oficial. A mesma fabrica aveias em flocos, barrinhas, composto lácteo, cookies, farinha de aveia, farinha láctea, granola, leite em pó integral, massas para bolo e mingaus. Portanto, a marca Fubá Pink segue sendo comercializada, onde tratou-se apenas de um lote específico.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas Campo Bom, Alnutri Alimentos, Grupo PQ Alimentos (Fubá Mimoso Ginico, Fubá Mimoso Big-Jô, Fubá Mimoso Duas Fazendas, Fubá de milho Pereira e Fubá Mimoso Melhor enriquecido com ferro e ácido fólico), Guiricema e Tia Lelê a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa e farinha (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

QUAL OUTRA MARCA DE FARINHA FOI BARRADA PELA ANVISA?

No dia 04 de janeiro de 2024, de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a marca de farinha Panko, ideal para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação. A proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 59.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024 foi barrado dos supermercados. A medida contra a empresa, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido pela mesma.

Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população, podendo causar doenças cardiovasculares (coração parando), câncer e reações adversas como vômito e diarreia, por exemplo de acordo com o portal Neoprospecta.

Vale destacar que esse fato aconteceu apenas com o lote citado, ou seja, os demais lotes do produto, assim como as outras linhas da empresa seguem sendo comercializadas normalmente. Como o alerta partiu da própria empresa, ela mesma constatou o erro e emitiu o comunicado.

Farinha Panko, da marca Alfa Alimentos (Foto: Reprodução / Google Shopping)

O QUE DIZ A EMPRESA?

No site oficial da empresa Alfa Alimentos, a mesma enviou um alerta aos seus consumidores. “A indústria alimentícia Alfa ltda informa aos consumidores que o produto mistura flocada para empanados (panko), da marca alfa alimentos, com a data de validade 25/11/2024, conteúdo líquido 1.000 g em embalagem plástica, será recolhido do mercado consumidor”, iniciou a nota.

“Esta medida decorre do fato que a produção deste produto ocorreu em um momento em que nossa fábrica estava passando por reformas estruturais para adequação à legislação vigente. Solicitamos aos consumidores que possuam esses produtos que entrem em contato com a indústria alimentícia alfa ltda para que seja agendada a sua substituição”, destacou a empresa.

“A troca será realizada sem custos adicionais, como parte do nosso compromisso com a satisfação e segurança do cliente. é importante destacar que, embora não tenhamos identificado evidências de contaminação nos produtos afetados, existe a possibilidade de risco à saúde dos consumidores. a produção durante as reformas estruturais poderiam potencialmente levar a contaminações químicas ou físicas do produto, o que pode acarretar riscos variados à saúde”, informou a fabricante da marca de farinha.

Desse modo, a empresa deixou o telefone (11) 5524-8817 disponível para maiores esclarecimentos ou para os clientes agendarem a substituição dos produtos. Com esse comunicado, ele demonstra o respeito e zelo pelos seus clientes.

Alfa Alimentos emitiu um comunicado oficial (Foto: Reprodução / Site da Marca)

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile