Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

CHOCANTE

Pode levar a morte: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de óleo, manteiga e +1 popular das donas de casa

31/07/2024 às 19h21

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Óleo, manteiga e mais um produto popular retirado dos supermercados e fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária sempre entra em ação quando identifica alguma irregularidade nas empresas e que possa fazer mal aos consumidores

3 marcas de óleo, manteiga e mais 1 produto popular das donas de casa foram retirados dos mercados por determinação da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária). A proibição aconteceu devido a substâncias que podem levar a morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril de 2023, maio e junho de 2024, 3 marcas famosas receberam uma Medida Cautelar contra os produtos. Tanto o óleo, quanto a manteiga e o queijo são ingredientes populares das donas de casa e por isso, a proibição causou espanto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, em abril de 2023, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto Óleo de Soja, marca Cocamar, data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial.

Na ocasião, a decisão foi motivada considerando o Laudo de Análise 1131.1P.0/2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, o qual identificou no lote do produto em questão, teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gordura trans pode causar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e infarto. O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote citado. Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Óleo de Soja da marca Cocamar foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Google Shopping / Canva)

QUAL FOI A OUTRA MARCA BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

Os queijos são excelentes fontes de vitamina D, muito relevante para fazer a síntese do cálcio, por exemplo são importantes também na saúde do coração. Ocorre que o Queijo Minas Artesanal marca do Serro, pertence a Cooperativa de Produtos Rurais do Serro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o motivo da suspensão foi ocasionado pela substância fatal da Salmonella. Conforme dados do site Gov.br, a Salmonella pode resultar em duas formas de enfermidade, sendo elas: salmonelose não tifóide e febre tifoide. Os sinais de salmonelose não tifoide pode apresentar bastante incômodo, porém a condição tende a se resolver por si só em indivíduos saudáveis (embora possa ser fatal em certas situações).

Já a febre tifoide é mais grave e tem mais chances de morte que a salmonelose não tifoide. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) é vômito, diarreia, dor abdominal, febre, entre outros.

Em resumo, a bactéria fatal Salmonella está dispersa no meio ambiente e pode ser ingerida por meio de alimentos contaminados com fezes de animais, o que acontece, por exemplo, ao se comer carnes e ovos crus ou mal passados ou quando não se lava as mãos antes de cozinhar ou manipular alimentos.

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Cooperativa de Produtos Rurais do Serro enviou um comunicado de recolhimento voluntário.

Sendo assim, a Anvisa solicitou a comercialização do produto Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro, Lote 19205, embalado em Polietileno à vácuo de 400 e 800 g, com validades de 01/07/2024; 04/07/2024; 07/07/2024; 10/07/2024; 10/07/2024; 16/07/2024; 18/07/2024; 21/07/2024; 23/07/2024; 25/07/2024; 28/07/2024; 30/07/2024 e 01/08/2024.

Queijo Minas Artesanal marca do Serro (Foto Reprodução/Internet)
Queijo Minas Artesanal marca do Serro (Foto: Reprodução / Google Shopping)

A EMPRESA SE MANIFESTOU?

A data da publicação foi no dia 06 de maio de 2024. Por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado está suspenso pelo órgão fiscalizador. De acordo com apuração do TV Foco, a marca segue funcionando normalmente e comercializando os seus produtos.

Apesar do recolhimento voluntário da Cooperativa de Produtos Rurais do Serro, que demonstra a preocupação da empresa com os seus consumidores, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro egue sendo produzido (Foto: Reprodução / Google Maps)
Queijo Minas Artesanal, marca Do Serro segue sendo produzido (Foto: Reprodução / Google Maps)

QUAL MARCA DE MANTEIGA FOI RETIRADA DOS SUPERMERCADOS PELA ANVISA?

No dia 24 de junho de 2024, a Anvisa também determinou a proibição da marca de Manteiga comum com sal registrado pela marca Coopernova. O lote afetado foi: N° 0009/3675, fabricados em 28/03/2024 e 05/04/2024. De acordo com o site oficial da Vigilância Sanitária no portal Gov, o motivo foi chocante.

A Manteiga não garante a pasteurização lenta do creme de leite e/ou creme de soro utilizado na produção de manteiga de primeira qualidade, manteiga comum e nata. Desse modo, o termo de suspensão provisória (cautelar) do Coordenação do 1º Serviço de Inspeção de Produtos de origem Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu o processo de fabricação.

A Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova), do Mato Grosso, é referência na indústria bovinocultura de leite, com a produção de queijos do tipo mussarela, prato, provolone, coalho, parmesão e outros derivados como manteiga, creme de leite, requeijão cremoso, doce de leite e bebidas lácteas de acordo com o site oficial da marca fundada em 1987.

Desse modo, o lote citado tratou-se de um caso isolado. Os demais produtos da marca seguem sendo comercializados normalmente, pois atendem aos padrões exigidos pela Anvisa. A empresa também segue a risca os padrões de qualidade e promove milhares de empregos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa decretou uma lei que causa suspensão que afeta margarina e manteiga (Reprodução: Montagem TV Foco)
Anvisa e manteiga (Foto: Reprodução / Gov / Canva / Montagem TV Foco)

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

🚨 Cadeirada faz Datena explodir em pesquisas + Ator da Globo é despejado de mansão + Jojo DETONADA 

Anvisa
Anvisa manteiga
Anvisa Óleo
Anvisa proibição
Anvisa queijo

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.