Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

CHOCANTE

Bactéria que mata, pelo de rato e +: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de carne, salsicha e +1 popular

05/08/2024 às 19h01

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Carne, salsicha e mais um produto popular barrados dos supermercados e fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre fica atenta quando empresas não seguem recomendações sanitárias, podendo causar riscos aos consumidores

Bactéria que mata e pelo de rato foram alguns dos motivos que levaram a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) a solicitar a proibição de 3 marcas de carne, salsicha e +1 popular. A medida cautelar é motivada pelo fato dos lotes citados causarem riscos à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A famosa mistura das principais refeições são efetivamente a carne e salsicha, estando disponíveis nos lares brasileiros com maior facilidade. Já a canela em pó pode ser utilizada para compor receitas de bolos, pães e biscoitos, sendo um produto bastante popular das donas de casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida da carne popular foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa Cedro Alimentos, apontando a Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim. Trata-se do lote: 13012024, fabricado em 13/01/2024.

O recolhimento foi devido à detecção da substância fatal Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana. Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A bactéria também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica. A suspensão foi feita através da Resolução Nº 587, de 09 de fevereiro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, ficou suspensa a comercialização, distribuição e uso do lote citado acima do produto Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim, da marca Cedro Alimentos, da empresa C M de Oliveira LTDA de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular. Apesar disso, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa proibi Carne congelada da marca Cedro Alimentos (Reprodução/Montagem TV Foco)
Anvisa proibiu Carne congelada da marca Cedro Alimentos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

QUAL MARCA DE SALSICHA FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

De acordo com a Resolução-RE N° 2.708, publicada em 24 de julho de 2023, a Anvisa solicitou a distribuição, comercialização e uso do lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, fabricado em 13 de junho de 2023 e válido até 13 de setembro de 2023.

De acordo com as informações da Agência Nacional da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi tomada após o recebimento de um comunicado de recolhimento voluntário da empresa Indústria de Frios e Embutidos Nalin, fabricante do produto. O motivo para a proibição é a contaminação microbiológica presente no lote citado com pelos de isentos (ratos) acima do recomendado.

Apenas o lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, foi proibido de ser comercializado. A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei, o que não ocorreu nessa situação.

Diante disso, é essencial que a população fique atenta a essa informação e evite o consumo do produto do lote proibido. Para quem não sabe, as salsichas também são carnes e a marca segue comercializando normalmente os seus produtos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Nalin Salsicha (Reprodução/Internet)
Nalin Salsicha (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL FOI A ÚLTIMA MARCA BARRADA DOS SUPERMERCADOS?

Quem consome os produtos, dificilmente entende quais são os processos ou da onde partiu o que está na mesa do brasileiro. No dia 23 de abril de 2024, a Anvisa determinou através da Resolução-RA Nº 1.550, na qual solicitou a proibição da Canela moída Bretas (B221108-03), da empresa GSA Gama Sucos e Alimentos LTDA.

A medida ocorreu após o resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa de matéria estranha macroscópica e microscópica. De acordo com o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foram encontrados a presença de sete fragmentos de pelo de roedor e 40 fragmentos de fios plásticos.

A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.

Sendo assim, o produto não estava enquadrado no limite estabelecido. Por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado foi barrado pelo órgão fiscalizador. Portanto, a empresa GSA Gama Sucos e Alimentos LTDA segue comercializando normalmente os seus produtos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Canela Moída Bretas, produzida pela empresa GSA Gama Sucos e Alimentos (Foto: Reprodução / Google Shopping)
Canela Moída Bretas, produzida pela empresa GSA Gama Sucos e Alimentos (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA ANVISA NA PROTEÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA?

A Anvisa tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária. Diante desses eventos citados acima, torna-se fundamental que os consumidores estejam atentos à qualidade e à segurança dos produtos que consomem.

Verificar a data de validade e constatar se alguma marca está proibida de ser comercializada por motivos de saúde são medidas preventivas fundamentais para evitar possíveis problemas de saúde.

🚨 Vai desistir? Raquel usa tática de Davi + Ana Furtado detona a Globo + Mãe da Deolane liberada da cadeia?  

Anvisa
ANVISA carne
Anvisa proibição
anvisa salsicha

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.