ALERTA!

Grave risco: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de farinha, carne e +1 produto popular e retira de mercados

Anvisa faz proibição contra 3 marcas de farinha, carne e+1 produto (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa faz proibição contra 3 marcas de farinha, carne e+1 produto (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa determinou a proibição de 3 produtos de marcas populares devido a graves riscos à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de três marcas de produtos alimentícios populares, incluindo farinha, carne e outros itens amplamente consumidos.

A medida foi tomada após investigações da agência que identificaram riscos à saúde pública, obrigando a retirada imediata desses produtos dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão da Anvisa visa proteger a segurança alimentar da população, e as autoridades orientam os consumidores a evitarem esses itens até que sejam tomadas as providências necessárias.

Resumo

Anvisa proíbe marca de farinha

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘MG Contabilidade’, por meio da Resolução-Re nº 3.409/2024, a Anvisa cravou no dia 18 de setembro a proibição de alguns lotes de uma marca de farinha.

O órgão proibiu a comercialização, distribuição e consumo de diversos lotes da Farinha de Milho Flocada “Flocão Cordeiro 500g”, marca Cordeiro Alimentos da empresa Cordeiro LTDA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proibição refere-se ao recolhimento voluntário de produtos pela empresa devido a uma inconsistência na frase de alerta de alergênicos, localizada abaixo da lista de ingredientes.

O alerta mencionava o possível compartilhamento de equipamentos na produção de alimentos com e sem glúten, o que pode causar confusão quanto à presença ou ausência desse alérgeno.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso é particularmente importante para consumidores com restrições ao glúten, que poderiam ter dúvidas sobre a segurança do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja os lotes barrados pela Anvisa: (A13, A17, A10, A21, A12, A24, A22, A25, A07, A09, A09, A12, A15, A20, A22, A23, A26, A01);

Dessa forma, os estabelecimentos comerciais e de manipulação de alimentos em funcionamento devem retirar os lotes do produto mencionado acima da exposição ao consumidor.

Anvisa barrou alguns lotes do Flocão Cordeiro, porém, os lotes não afetados seguem sendo vendidos (Foto: Reprodução/ Internet)

Recolhimento voluntário

Vale destacar que, a empresa Cordeiro LTDA foi quem avisou o órgão de vigilância sanitária, se tratando de um recolhimento voluntário. No site oficial da marca há um aviso sobre a situação. Veja

“Devido à não conformidade com a RDC 727/22 da ANVISA, detectou-se uma inconsistência na frase de alerta de alergênicos descrita abaixo da lista de ingredientes”, começa dizendo o comunicado.

“Esta menciona o compartilhamento de equipamentos na produção de alimentos com e sem glúten, o que pode gerar dúvidas sobre a presença ou ausência deste alérgeno, especialmente para pessoas com restrição ao consumo de glúten.”

“Para a substituição gratuita do produto, entre em contato imediatamente com o SAC pelo (11) 98678-0360 (WhatsApp) ou pelo e-mail: sac@produtoscordeiro.com.br.”, finaliza.

Além disso, é importante mencionar que os demais produtos da empresa e lotes da farinha podem ser encontrados nos mercados, isso porque, somente os lotes mencionados foram proibidos.

Proibição de marca de carne

Além disso, no dia 9 de fevereiro deste ano, conforme apurado, segundo o portal ‘Capital SP’, a Anvisa cravou a proibição da venda da Carne Congelada de Bovino Sem Osso – Cupim marca Cedro Alimentos.

Conforme a agência, acabou sendo cravado a suspensão de uso, comercialização e distribuição do lote n° 13012024 do produto, fabricado em 13/01/2024, prazo de validade: 12/01/2026.

Eles informaram que a motivação se deu devido à detecção de contaminação pela bactéria Escherichia coli, essa que pode causar diversas infecções.

Destacando que, por se tratar de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular.

Apesar disso, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Marca de carne bovina barrada pela Anvisa (Foto: Reprodução/ThinStock)

Afinal, qual outro produto proibido pela Anvisa?

Por fim, segundo o portal ‘Capital SP’, no dia 09 de abril deste ano, a Anvisa cravou a proibição da comercialização, distribuição, importação e uso de diversos produtos e lotes da marca Merba.

Veja os lotes afetados:

A motivação da Anvisa se deu por um alerta da rede RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed), da União Europeia, devido à presença de fragmentos de metais que podem implicar em risco à saúde.

Riscos dos metais pesados

A exposição a metais pesados pode causar sérios danos à saúde, afetando órgãos como rins, ossos, fígado e sistema nervoso, além de aumentar o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Por isso, a prevenção e o controle da exposição a esses metais são fundamentais para a proteção da saúde pública. Dessa forma, destacando o excelente trabalho da Anvisa ao barrar os lotes mencionados.

Situação atual

Até o momento da publicação desta nota, não foram encontradas nenhum tipo de manifestação e nota oficial da empresa responsável por estes produtos da Merba.

Além disso, vale destacar que, todos esses produtos tiveram apenas estes lotes específicos afetados pelo problema. Portanto, os demais lotes e produtos da marca estão disponíveis para consumo.

Biscoitos da Merba (Reprodução/Shopee)

Considerações finais

A Anvisa surpreendeu ao realizar uma série de proibições contra 3 marcas diferentes. Uma empresa de farinha, carne e de biscoitos acabaram sendo alvos da ação.

Apesar disso, todas estão funcionando normalmente, pois apenas lotes específicos acabaram sendo comprometidos. Reforçando a importância da atuação do órgão.

CLIQUE AQUI para ver mais matérias sobre a Anvisa.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile