BOMBA

Venda proibida e pelo de rato: Anvisa faz proibição URGENTE contra duas marcas de molhos de tomate

12/07/2024 às 21h11

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Molho de tomate e notificação da Anvisa - Foto: Reprodução/TV FOCO

A Vigilância Sanitária surpreendeu ao fazer uma proibição às pressas contra duas marcas famosas de molho de tomate. O órgão determinou a retirada dos mesmos dos mercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Tanto que nesta matéria, falaremos de uma autuação do órgão federal contra duas marcas de molhos de tomate. Vale lembrar que o produto é muito utilizado em nossa culinária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que ele acaba sendo necessário para o preparo de inúmeros pratos, como lasanha, cachorro-quente, macarronada, etc. Justamente por conta disso, a notícia sobre a contaminação dessas marcas gerou uma preocupação nos consumidores. Muitos passaram a ficar atentos aos produtos antes de levaram pra casa e consumir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho de 2017, de acordo com informações do portal G1, a Anvisa proibiu a venda e distribuição em todo o país de dois lotes de extrato de tomate da Elefante e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola após um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente.

Conforme a matéria do portal G1, a proibição aconteceu em julho de 2017 e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Na ocasião, as fabricantes tiveram que recolher os produtos do mercado. Vale lembrar que a decisão foi cumprida voluntariamente pelas empresas, assim que foram notificadas sobre essa situação chocante.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, a resolução nº 1.997 proibiu a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e também do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A Cargill Agrícola é a fabricante dos dois produtos muito populares entre as donas de casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronunciamento:

Na época, a Cargill, responsável pelas marcas Pomarola e Elefante, informou que tomou conhecimento da determinação da Anvisa com relação aos lotes citados e adotou as medidas necessárias em decorrência de tal determinação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou.

Situação atual:

A empresa cumpriu as determinações da Anvisa e resolveu o problema retirando o lotes contaminados de circulação. Atualmente, ela opera normalmente, com a venda em todo o país.

Como faço para fazer uma denúncia na Anvisa?

O consumidor deve encaminhar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária de seu município, informando os seguintes dados:

  1. nome e marca do produto.
  2. nome e endereço do fabricante.
  3. data de validade.
  4. lote.
  5. nome e endereço do estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

Anvisa
molho de tomate

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.