A Vigilância Sanitária surpreendeu ao fazer uma proibição às pressas contra duas marcas famosas de molho de tomate. O órgão determinou a retirada dos mesmos dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Tanto que nesta matéria, falaremos de uma autuação do órgão federal contra duas marcas de molhos de tomate. Vale lembrar que o produto é muito utilizado em nossa culinária.
Acontece que ele acaba sendo necessário para o preparo de inúmeros pratos, como lasanha, cachorro-quente, macarronada, etc. Justamente por conta disso, a notícia sobre a contaminação dessas marcas gerou uma preocupação nos consumidores. Muitos passaram a ficar atentos aos produtos antes de levaram pra casa e consumir.
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Em julho de 2017, de acordo com informações do portal G1, a Anvisa proibiu a venda e distribuição em todo o país de dois lotes de extrato de tomate da Elefante e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola após um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente.
Conforme a matéria do portal G1, a proibição aconteceu em julho de 2017 e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Na ocasião, as fabricantes tiveram que recolher os produtos do mercado. Vale lembrar que a decisão foi cumprida voluntariamente pelas empresas, assim que foram notificadas sobre essa situação chocante.
Dessa forma, a resolução nº 1.997 proibiu a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e também do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A Cargill Agrícola é a fabricante dos dois produtos muito populares entre as donas de casa.
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Pronunciamento:
Na época, a Cargill, responsável pelas marcas Pomarola e Elefante, informou que tomou conhecimento da determinação da Anvisa com relação aos lotes citados e adotou as medidas necessárias em decorrência de tal determinação.
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“A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou.
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Situação atual:
A empresa cumpriu as determinações da Anvisa e resolveu o problema retirando o lotes contaminados de circulação. Atualmente, ela opera normalmente, com a venda em todo o país.
Como faço para fazer uma denúncia na Anvisa?
O consumidor deve encaminhar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária de seu município, informando os seguintes dados:
- nome e marca do produto.
- nome e endereço do fabricante.
- data de validade.
- lote.
- nome e endereço do estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.