BOMBA
Anvisa faz proibição contra marca popular n°1 de frango, e decreta retirada de mercados após descoberta
05/01/2025 às 9h15
A Anvisa precisou agir às pressas para proibir uma marca famosa de frango. O produto foi retirado dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, o órgão federal precisou agir às pressas fazendo uma proibição contra marca popular n° 1 de frango, e decretou a retirada urgente dos mercados após descoberta.
Segundo o portal da Anvisa, a suspensão ocorreu conta a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resumo
- A Anvisa anunciou uma grande proibição;
- Mas, dessa vez, contra uma marca de frango;
- Aliás, a empresa não estava cumprindo as regras;
- Assim, eles acabaram sendo retirados dos mercados.
Vale lembrar que o produto é fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. A decisão foi tomada através da resolução n° 587, de 09 de fevereiro de 2024.
Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa, segundo informou o portal da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, acabou sendo considerado fora dos padrões da Anvisa por causa da detecção de Escherichia coli.
Pronunciamento:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● O anúncio de Tralli ao paralisar jornal na Globo com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Atenção idosos: ANVISA baixa ordem e retira produto nº1 às pressas após risco de doença cardíaca e +
● Atenção, donas de casa: ANVISA passa facão e arranca dos mercados detergente n°1 após descoberta
Até o momento não encontramos justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Mas, nossa matéria permanece em aberto para atualização.
Situação atual:
Vale lembrar que a marca mencionada nessa matéria segue funcionando normalmente, uma vez que apenas o lote comprometido acabou sendo barrado pela Anvisa, pois fugiram dos padrões sanitários. Sendo assim, os outros produtos não seguiram com as vendas.
Considerações finais:
A Anvisa surpreendeu ao realizar uma proibição contra uma marca de frango popular, o produto em questão acabou sendo retirado dos mercados. Apesar disso, o produto voltou ao comércio, pois apenas um lote específico estava comprometido.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]