A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu de forma imediata a fabricação e comercialização de marca de queijo famosa e que você pode ter aí na sua casa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão regulamentador que visa garantir a segurança e eficácia na produção de produtos ou no funcionamento ideal de estabelecimentos, afim de manter a credibilidade dos serviços para um bom resultado ao consumidor.
Dito isso, dessa vez, a autarquia agiu de forma rápida com a proibição contra marca n°1 de queijo, rival da Tirolez, por flagra de contaminação. Vale lembrar que o queijo é um dos alimentos mais consumido pelo público brasileiro. Ele é rico em proteínas e demais nutrientes importantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o produto está presente em diversos pratos culinário como pizzas, lasanhas, pães, tortas, macarronadas e diversas outras refeições. Devido o seu alto consumo, o Anvisa se precaveu em analisar de forma mais rigorosa a produção da mercadoria que está presente todos os dias na mesa da população.
Portanto, de acordo com informações do portal da Cidade de São Paulo, o órgão vinculado ao Ministério a Anvisa publicou a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.707, de 2 de maio de 2025, cujo qual proíbe a comercialização, distribuição e uso do lote 19205 do queijo minas artesanal marca Do Serro, da empresa COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO LTDA.
A decisão da autarquia foi tomada devido a própria cooperativa realizar o recolhimento de forma voluntária do produto, que apresentava contaminação após serem detectados a presença de Salmonela no lote mencionado anteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O queijo embalado e polietileno à vácuo nas versões de 400 e 800 gramas, possuíam validade nos dias 01/07/2024; 04/07/2024; 07/07/2024; 10/07/2024; 10/07/2024; 16/07/2024; 18/07/2024; 21/07/2024; 23/07/2024; 25/07/2024; 28/07/2024; 30/07/2024 e 01/08/2024. A decisão publicada no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no dia 06 de maio de 2024, possui fins de segurança a saúde dos consumidores.
Isso porque, a contaminação com a bactéria Salmonela pode afetar diretamente a vida dos consumidores, causando até mesmo a morte. De acordo com o portal ‘Manaus MSD’, “Quando o intestino é infectado, os sintomas geralmente se iniciam entre 12 e 48 horas depois de ingerir a bactéria. Ocorrem enjoos e cólicas abdominais, logo seguidas de diarreia aquosa, febre e vômitos. Os sintomas causados por Salmonella desaparecem em um a quatro dias. Ocasionalmente, os sintomas são mais graves e perduram por um longo período”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que, de acordo com apurações do TV FOCO, após o recolhimento voluntário dos queijos contaminados pela empresa responsável, a companhia segue ativamente no mercado, entregando seus produtos forma segura e excelência em sua produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA
Embora tenha acontecido o recolhimento voluntário da Cooperativa dos Produtos Rurais do Serro, evidenciando sua preocupação com os consumidores, não foram divulgadas notas oficiais ou declarações da empresa sobre o incidente no momento. No entanto, o TV FOCO apresenta disponibilidade me caso e manifestção da empresa para esclarecimentos dos fatos.
Coo fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para denunciar uma questão relacionada à saúde pública à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os indivíduos podem acessar o site oficial da agência e utilizar o formulário específico disponível na seção de denúncias.
Contudo, nesse formulário, é necessário fornecer detalhes precisos sobre a situação denunciada, incluindo informações sobre o produto ou serviço em questão. Além disso, o local onde foi encontrado e qualquer evidência relevante que possa ajudar na investigação. Após o envio da denúncia, a Anvisa irá analisar o caso e tomar as medidas apropriadas, conforme necessário, para garantir a proteção da saúde pública.