Vigilância Sanitária fez proibição no início de março deste ano envolvendo produto muito amado pelas donas de casa
Em 05 de março de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) surpreendeu ao tomar uma medida drástica e proibir um produto muito amado pelas donas de casa. Trata-se de um tempero muito popular no Brasil e que é amplamente utilizado em várias receitas.
Para quem não sabe, estamos falando sobre a Canela em Pó, da marca Kodilar. O produto pode ser usado no preparo de doces, como bolos, pudim e biscoitos, por exemplo. Entretanto, também tem quem use o tempero em carnes, peixe, frango ou arroz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que a proibição da Anvisa envolvendo esse produto da marca Kodilar surpreendeu muitas donas de casa. Isso porque a empresa é uma das preferências nacionais. A notícia da suspensão foi confirmada pelo portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Na ocasião, a Anvisa informou a publicação da resolução nº 900, de 05 de março de 2034, D.O.U. de 08/03/2024, a qual suspende a comercialização, distribuição e uso do lote nº 386-26 produto Canela em Pó, marca Kodilar, validade: 05/10/2024.
O produto em questão é fabricado pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 830.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o laudo em questão apresentou resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana (pelo de roedor) e de falhas das Boas Práticas (fragmentos de insetos) no lote do produto em questão.
Falta de pronunciamento
Vale destacar que, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Donas de casa em alerta: ANVISA baixa facão e proíbe 13 produtos de limpeza populares após descoberta
● Sujeira e alimentos no meio da enchente: Vigilância Sanitária interdita 2 supermercados populares por nojeira
● Atenção, mulheres 45+: ANVISA acaba de proibir progressiva nº1 após risco de câncer
Situação atual
Apesar da falta de pronunciamento da empresa, uma busca rápida pela marca na internet é possível encontrar o produto vendido normalmente. Isso porque somente o lote comprometido foi atingido pela determinação da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.