Anvisa fez proibição contra 4 lotes de produto muito consumido no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre uma autuação do órgão contra 4 lotes de um produto muito amado pelos brasileiros.
De acordo com informações do portal O Tempo, a Anvisa suspendeu nesta semana, a comercialização de quatro lotes do Suplemento Alimentar de Bacillus claussi da marca Neogermina. O medicamento é usado para reposição da flora intestinal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi tomada após comunicação de recolhimento voluntário emitido pela empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica, devido à presença de partículas estranhas nos referidos lotes. Ao que parece, houve um desvio de qualidade no produto.
Os lotes suspensos são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- NGA00223 (Validade: 07/2025)
- NGA00323 (Validade: 07/2025)
- NEG00323 (Validade: 07/2025)
- NEG00523 (Validade: 07/2025)
Assim, se você tiver algum lote do produto em sua casa, o ideal é verificar na caixa de embalagem ou no rótulo do frasco. Se for um dos lotes que foram notificados, não faça o uso do produto. A empresa não explicou o que o consumo do suplemento pode causar a saúde, entretanto, avisou para não consumir.
Qual outro produto foi proibido pela agência?
Em fevereiro de 2023 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma proibição abrangente. Na ocasião o órgão proibiu a venda de todas de pomadas e o fato foi noticiado até por César Tralli no “Jornal Hoje”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As pomadas em questão eram destinadas à modelagem e trançado capilar em território nacional. Enquanto esta medida esteve em vigor, nenhum lote desses produtos pôde ser comercializado e seu uso foi desencorajado tanto por consumidores quanto por profissionais da área de beleza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa justificou esta proibição como resultado de uma avaliação de risco decorrente do aumento no número de casos de efeitos adversos graves relacionados ao uso desses produtos. Entre os eventos relatados pelos usuários estão perda temporária da visão, intensa irritação nos olhos, lacrimejamento excessivo, coceira, vermelhidão, inchaço nos olhos e dores de cabeça.