BOMBA
Eduardo Leite ciente no RS: Anvisa fecha as portas de fábrica de carne em Porto Alegre ao flagrar podridão
02/04/2025 às 0h15

A Anvisa surpreendeu ao decretar a interdição de uma fábrica de carne em Porto Alegre. Aliás, o local tinha muita podridão e estava irregular
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, o órgão federal precisou agir às pressas para interditar uma fábrica de carne em Porto Alegre ao flagrar uma imensa podridão. Até mesmo Eduardo Leite, governador do RS, está ciente.
Segundo informações do portal Correio do Povo, a Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da Secretaria de Saúde de Porto Alegre interditou uma indústria clandestina de produção de hambúrgueres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso aconteceu em agosto de 2024. O estabelecimento interditado apresentava condições insalubres e ausência de licença específica para a atividade. Aliás, a fiscalização aconteceu após denúncia.
O estabelecimento acabou sendo considerado clandestino, pois não tinha a licença de serviços de inspeção. A indústria interditada vendia a produção de hambúrgueres lanchonetes de Porto Alegre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alimentos podres: Vigilância Sanitária interdita mercado nº1 de Campinas, SP, e decreta prisão do dono
● Atenção, donas de casa: ANVISA baixa o facão e proíbe chocolate nº1 após grave descoberta em 2025
● Frango infestado de larvas: Descoberta aterrorizante aciona a Vigilância Sanitária às pressas no Paraná, PR
Pronunciamento
Não encontramos nenhum pronunciamento da fábrica de carne. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.
Situação atual
Vale lembrar que para retomar a atividade a empresa deverá buscar a regularização junto ao órgão de inspeção sanitário competente. Eles precisam da licença de serviços de inspeção – seja municipal, estadual ou federal.
Considerações finais
A Anvisa surpreendeu ao interditar uma fábrica de carne em Porto Alegre Aliás, eles estavam funcionando de forma irregular e sem a licença de serviços de inspeção. Além disso, o local não tinha muito higiene, o que chamou atenção dos fiscais da Anvisa.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aliás, aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br