BOMBA!
Baratas, comida vencida e gritaria: 2 restaurantes, amados nos shoppings, fechados às pressas pela Anvisa
12/02/2024 às 10h21
Anvisa fechou dois restaurantes amados pelos brasileiros
Em novembro e em dezembro do ano passado, dois restaurantes, amados de shopping’s, foram fechados às pressas pela Anvisa. Isso porque, a instituição encontrou irregularidades no locais, como problemas de higiene, baratas e comida vencida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois estabelecimentos são conhecidos por inúmeros brasileiros e muito frequentados.
Desse modo, na época, inúmeros brasileiros ficaram chocados com a determinação da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando de restaurantes no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas e o restaurante Parmê do Norte Shopping, no Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro.
Primeiramente vamos falar sobre o restaurante no Aeroporto Internacional de Viracopos, que é um dos maiores aeroportos de passageiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Aeroporto Internacional Viracopos também é conhecido pelo seu shopping gigante, que porta o fluxo de milhares de pessoas diariamente.
Na época, a Anvisa identificou a presença de baratas na praça de alimentação, nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
O Spoleto é um dos maiores restaurantes de shopping’s devido a sua variedade de comida italiana.
De acordo com informações do G1, a instituição reforçou que os restaurantes só seriam autorizados a reabrir quando provarem que conseguiram eliminar a infestação.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Em nota, a Aeroportos Brasil Viracopos disse que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojistas sobre obrigações previstas em contrato.
“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto da nota.
Já em dezembro, o restaurante Parmê do Norte Shopping, no Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro, foi lacrado durante uma fiscalização.
Na época, os agentes da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor e da Vigilância Sanitária encontraram alimentos impróprios para consumo.
De acordo com informações da CNN, mais de 100 quilos de alimentos estavam impróprios para o consumo, fora do prazo da validade ou em desacordo com as normas de armazenamento.
A Anvisa determinou o recolhimento de frios, molhos, carnes, linguiça e camarão. Os produtos foram descartados.
O gerente do restaurante foi preso em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo.
Como fazer consulta na Anvisa?
Para consultar se uma empresa possui registro na Anvisa, basta pesquisar no próprio site do órgão e seguir esses passos:
- Entre no site;
- Clique no menu e em “sistemas”;
- Em seguida, “sistema de consultas”
- Acesse o sistema:
- Por fim, verifique se o produto está válido ou não.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]