Alerta

Ardência, cegueira e desespero: Anvisa e a interdição urgente de 50 marcas que podem estar na sua casa

21/12/2023 às 7h29

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
A interdição da Anvisa de 50 marcas (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Anvisa fez a interdição urgente de 50 marcas por conta de cegueira e ardência

A Anvisa se viu obrigada a realizar a interdição urgente de 50 marcas, em fevereiro deste ano de 2023, que podem estar na sua casa e estavam causando ardência, cegueira e desespero em todos que consumiram os produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que ficam disponíveis para a venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

De acordo com o portal ‘Uol’, em fevereiro de 2023, a Anvisa proibiu a comercialização de mais de 50 pomadas para modelar e trançar cabelos que estavam disponíveis no mercado brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dezenas de marcas de pomadas modelares foram interditadas (Reprodução: Internet)

Dezenas de marcas de pomadas modelares foram interditadas (Reprodução: Internet)

Ainda segundo o site, a medida foi tomada por conta de uma avaliação de risco feita pelo Ministério da Saúde, que indicou que os produtos estariam associados com diversas lesões oculares, como ardência e cegueira temporária, o que gerava um grande desespero em todos.

“Como o fato ocorreu no período próximo ao Carnaval, quando o uso de penteados tende a aumentar, a Anvisa proibiu esses produtos para que não ocorressem novos surtos de intoxicação ocular”, explicou o órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta disso, diversas marcas que podem estar na sua casa ainda hoje foram proibidas na época, como por exemplo Pomada para Tranças Ômegafix; Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos; Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças — Muriel.

Mais de 400 produtos foram autorizados pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Mais de 400 produtos foram autorizados pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Ainda segundo o portal ‘Uol’, outras dezenas de marcas foram suspensas e a vigilância sanitária se viu obrigada a fazer uma apuração mais detalhada e em março de 2023 listaram mais de 400 pomadas capilares que podem ser comercializadas.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesse período de interdição, foi verificada a redução de casos de notificações de eventos adversos gerais relacionados a esses produtos. Destaca-se também que a Agência não recebeu relato de evento adverso grave relacionado a nenhum dos produtos da lista dos que estão autorizados”.

Por tanto, hoje em dia, caso queira comprar uma pomada modeladora, é importante verificar a lista de produtos válidos, no site da Anvisa, para ter certeza que não trará nenhum problema para seus olhos.

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

Quando a Anvisa foi criada?

A Anvisa, o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação até a venda, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999

ansisa
pomadas modeladores

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.