Anvisa crava a interdição de 3 restaurantes bastantes populares em São Paulo devido a nojeiras, lixos em meio a comida, baratas e casos são expostos em jornal da Globo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela qualidade e segurança de diversos serviços e produtos presentes no dia a dia do brasileiro. Dessa vez, por exemplo, iremos falar sobre a interdição do órgão contra 3 restaurantes muito famosos e populares de São Paulo, devido a uma série de fatores como falta de estrutura adequado, baratas no ambiente, lixos em meio às comidas, e mais. A seguir, confira mais detalhes sobre os assunto que foram expostos por jornal da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, segundo o ‘G1’, jornal digital da rede Globo, em 16 de janeiro deste ano, a Vigilância Sanitária, órgão que cumpre as regras da Anvisa, interditou um restaurante no Centro de Sorocaba–SP devido à falta de estrutura adequada para as atividades necessárias. Sendo que o negócio atuava como um comércio de antiguidades, brechó e restaurante.
Sendo assim, os fiscais sanitários junto à prefeitura decretaram que o estabelecimento não poderia permanecer funcionando como restaurante até que tivesse feito às devidas adequações estruturais necessária. Vale dizer que, como o nome do estabelecimento não foi divulgado, dificultou a apuração do caso para saber como anda o funcionamento atualmente. No entanto, o esperado é que o local tenha se adequado as normas que vêm da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro restaurante interditado, segundo as regras sanitárias da Anvisa, foi um restaurante muito famoso no litoral de Santos, também em São Paulo. Ainda segundo o ‘G1’, o local teve sua cozinha lacrada pela Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) após denúncias sobre o estabelecimento, isso no dia 13 de julho de 2023. Essas que acompanharam imagens onde é possível notar muita sujeira e até mesmo baratas no lugar.
Segundo a prefeitura, uma equipe da Sevisa foi até o restaurante na Avenida Conselheiro Nébias enquanto o estabelecimento estava aberto e verificou diversas irregularidades na cozinha, como falta de higiene, falta de identificação de alimentos, necessidade de reparos na rede elétrica, entre outros problemas. Em imagens é possível observar paredes e equipamentos completamente sujos, alimentos expostos e insetos pelas paredes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a equipe de fiscalização, nada irregular foi constatado nas demais dependências do restaurante Boqueirão Sport Bar. Desta forma, só a cozinha foi interditada. Sendo assim, na época foi determinado que o local somente poderia ser liberado para o funcionamento após a adequação dos pontos estabelecidos pelo órgão. No entanto, segundo o ‘G1’, após procurarem o estabelecimento, não obtiveram nenhum pronunciamento sobre o ocorrido.
Por fim, o último estabelecimento interditado em conformidade com as regras da Anvisa, foi um restaurante e um açougue que pertencia a mesma família, em Bernardino de Campos (SP). Segundo o ‘G1’, no dia 07 de novembro de 2023, foram apreendidos cerca de meia tonelada de carnes nos locais pela Vigilância Sanitária. Os estabelecimentos ficam na Avenida Coronel Albino Alves e foram identificados após denúncias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 300kg de carne podre: Anvisa faz interdição contra açougue popular e Globo desmascara nojeira
● Risco de câncer: Globo confirma decreto de interdição da Anvisa contra n°1 das mulheres no Brasil
● Âncora do JH confirma proibição da Anvisa e retirada de produto mais amado das donas de casa dos mercados
As informações dão conta de que dois responsáveis pelos comércios foram presos em flagrante por crimes contra a ordem tributária e contra consumidor. Vale destacar que a operação envolvia a Polícia Civil, Secretária do Meio Ambiente e a própria Vigilância Sanitária. É importante destacar que mais nenhuma informação foi divulgada, nem o nome dos estabelecimentos, logo não foi possível realizar apurações sobre o caso.
Como fazer denúncia para a Vigilância Sanitária?
Para fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária, você pode ligar para o número específico da sua cidade, enviar um e-mail ou acessar o site oficial do órgão de saúde municipal, ou estadual. Forneça detalhes como nome e endereço do estabelecimento, descrição do problema e, se possível, evidências como fotos. A denúncia pode ser anônima.