Anvisa decreta interdição de 7 farmácias e apreende milhões de remédios
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou interdição de 7 farmácias muito famosas às pressas e apreendeu milhões de remédios que apresentavam irregularidades.
Portanto, de acordo com o portal O Tempo, a vigilância sanitária interditou pelo menos 7 farmácias de manipulação que estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos. Foi apreendido mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência afirmou que as empresas interditadas descumpriam a legislação em pontos críticos, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos: “Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo”.
Durante as fiscalizações, foi registrado que algumas das drogarias atuavam de maneira similar às indústrias farmacêuticas, mas sem registro, ação que se configura como crime.
Alguns estabelecimentos nas cidades de São Caetano do Sul e São Paulo, registraram inúmeras ampolas estéreis prontas para uso, com diversos componentes de medicamentos. Conforme a agência, o local atuava com “desvio da atividade licenciada, sem a devida autorização, e com produção em larga escala”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, as ações, realizadas com apoio das Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios, também inspecionaram farmácias em Santa Catarina e na Bahia. As inspeções seguirão, com o monitoramento da importação dos insumos e o comércio eletrônico dos produtos.