ALERTA!
Carne de cachorro, barata e nojeira: Anvisa crava interdição contra açougue, padaria e +2 restaurantes
18/05/2024 às 22h05
O órgão decreta a interdição de 4 estabelecimentos, sendo um açougue, uma padaria e 2 restaurantes devido a graves problemas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela fiscalização e regularização de diversos produtos e serviços no país. Sendo assim, todos os órgãos de Vigilância Sanitária seguem a risca as regras da autarquia. E dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a interdição da Anvisa contra um açougue, padaria e +2 restaurantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses 4 estabelecimentos são diariamente frequentados pelos brasileiros. Existem muitas pessoas que preferem as carnes frescas no açougue, do que aquelas embaladas a vácuo. Tem gente também que ama ir tomar café na padaria, assim como fazer suas refeições em restaurantes. No entanto, os lugares que citaremos foram interditados pelas autoridades em 2009 e 2022 e 2023.
Açougue interditado pela vigilância
No dia 19 de dezembro de 2023, um açougue no Rio Grande do Sul foi interditado após uma denúncia. A polícia recebeu uma queixa e invadiu o local, encontrando 49,5 kg de carne que foram descartados. Segundo o portal ‘Terra’, o proprietário foi preso por violações das relações de consumo. O açougue também foi fechado devido às péssimas condições de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O desencadeamento desta operação teve origem a partir de uma denúncia sobre atividades suspeitas de abate de cães na região de Rio Grande. Com a prisão e o fechamento do local, não foram encontrados mais detalhes sobre o caso, que segue sendo investigado pela Polícia Civil, segundo a fonte.
Padaria interditada em São Paulo
No dia 16 de novembro de 2022, uma padaria no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, foi interditada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) em novembro de 2022. Em nota, a prefeitura afirmou que o estabelecimento não cumpria os requisitos de boas práticas na manipulação e armazenamento dos alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No estabelecimento, foi constatado acúmulo de objetos em desuso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria, sujidades e a ausência de barreiras físicas que impedem a entrada de animais como insetos, baratas e ratos. Falta de controle/monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas.
Além de ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e sem controle da validade. Conforme as informações divulgas pelo ‘G1’, na época, a fiscalização foi feita em atendimento a denúncias anônimas recebidas pelo serviço 156 da Prefeitura de Campinas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
Vale dizer que, como o nome da padaria e nem o seu endereço foram divulgas, fica impossibilitado afirmar qual a sua atual situação. No entanto, bastava o estabelecimento de adequar, que poderia solicitar a desinterdição. Logo, após a correção das infrações, o estabelecimento poderia funcionar normalmente.
Restaurante interditado devido diversas irregularidades
Além disso, em dezembro de 2023, a Vigilância Sanitária, em cumprimento às regas da Anvisa, também interditou uma unidade do restaurante Parmê, na zona norte do Rio de Janeiro. Onde, segundo o ‘UOL’, foram encontrados ratos e baratas entre os alimentos que os clientes consumiam, e também cerca de 100 kg carne podre, fora da validade e sem proteção nenhuma.
Ainda segundo as informações, o Norte Shopping informou, na época, que, colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e aguarda a adequação do restaurante para voltar a funcionar. No entanto, o restaurante não se pronunciou sobre o caso, porém, em casos assim, o estabelecimento só pode voltar a funcionar após seguir todas as adequações.
Vale dizer que, conforme pesquisas na internet, o restaurante Parmê localizado no Norte Shopping do RJ continua aberto. Ou seja, eles já cumpriram as determinações da Anvisa e voltaram a ficar em regularidade com as normas impostas pela Vigilância Sanitária.
Qual foi o outro restaurante interditado?
Segundo as informações da Prefeitura de Aracruz, em maio de 2009, um restaurante fechou as portas na cidade, após uma fiscalização. Sendo interditado por oferecer riscos à saúde pública, com um local sem estrutura adequada, ausência e condições higiênico-sanitárias, e até mesmo estar funcionando sem o Alvará.
Por fim, o gerente da vigilância sanitária de Aracruz, Alexandre Rebuzzi, ressaltou a situação do restaurante, que não teve o nome divulgado, dizendo: “O restaurante vai ficar fechado até que a situação seja regularizada”, disse o gerente. Por se tratar de um caso mais antigo, e que não teve o nome exposto, não podemos dizer como anda a situação atual do estabelecimento.
Qual o papel da Anvisa?
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.