Restaurante popular no Rio de Janeiro, foi interditado após nojeira e manifestação de baratas vir à tona, além de ser encontrado 100kg de comida podre
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) é responsável por fiscalizar se os produtos estão aptos para serem consumidos, ou seja, que não causem riscos à saúde humana. Sempre que encontra alguma coisa que fuja dos padrões sanitários, o órgão entra em ação e foi o que aconteceu com um restaurante no RJ.
O estabelecimento popular foi interditado às pressas no RJ após flagra de nojeira e baratas. O restaurante era localizado na Rua Grauben Barbosa, no Meier, zona norte do Rio de Janeiro. O mesmo foi fechado por falta de higiene na manipulação e armazenamento de alimentos. O caso aconteceu em janeiro de 2024 de acordo com informações do portal CNN Brasil.
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Policiais civis da Delegacia do Consumidor (DECON), e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) identificaram na época, que a produção dos alimentos era feita de forma precária. Além de não respeitarem as regra sanitárias, os agentes também encontraram vários produtos com a data de validade vencida.
Outro ponto que provocou o alerta da Anvisa foram os alimentos impróprios para o consumo, e outros em desacordo com as normas para armazenagem e fora de acondicionamento. No total 100kg de comida podre foram descartados durante a inspeção.
As informações que levaram à fiscalização foram repassadas através do Disque Denúncia, ou seja, próprios funcionários ou clientes do local fizeram o alerta ao órgão fiscalizador. O gerente do restaurante foi levado para a delegacia e autuado em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo, cuja pena varia de 2 a 5 anos de prisão.
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Encaminhado ao sistema penitenciário, ele ficaria à disposição da Justiça, conforme informações divulgadas na época. A reportagem não havia informado o nome do restaurante. A Rua Grauben Barbosa, no Meier conta com vários estabelecimentos, onde não é possível cravar que o mesmo foi definitivamente fechado ou já voltou a funcionar.
Sendo assim, não há manifestação e/ou nota de esclarecimento do restaurante. Lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
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COMO FAZER UMA DENÚNCIA PARA A ANVISA?
Para fazer uma denúncia à Anvisa, siga estes passos:
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- Visite o site oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em www.gov.br/anvisa;
- Localize a seção de “Fale Conosco” ou “Canal de Denúncias”;
- Preencha o formulário de denúncia: Forneça o máximo de informações possível, incluindo detalhes sobre o problema, produtos envolvidos, empresas ou estabelecimentos relacionados, e qualquer outra informação relevante;
- Anexe evidências, se possível: Se você tiver documentos, fotos, vídeos ou outros tipos de evidências que comprovem sua denúncia, anexe-os ao formulário. Porém, isso pode ajudar a Anvisa a investigar o caso de forma mais eficaz;
- Envie sua denúncia: Após preencher o formulário e anexar as evidências, envie sua denúncia seguindo as instruções fornecidas no site da Anvisa. Contudo, dependendo do tipo de denúncia, você pode receber um número de protocolo para acompanhar o progresso da investigação;
Além do formulário online, você também pode fazer uma denúncia à Anvisa por telefone, através da Central de Atendimento no número 0800 642 9782.