Alerta
300kg de carne podre e ratos: A Anvisa decretou a interdição de 3 açougues tradicionais às pressas por nojeira
27/03/2024 às 10h06
3 açougues tradicionais interditados às pressas pela Anvisa, por conta de nojeira
Nos últimos meses, 3 açougues tradicionais tiveram a sua interdição partindo da Anvisa por conta de nojeira. Decisão pegou todos os clientes de surpresa, que muitas vezes nem suspeitam de tudo o que está rolando internamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
De acordo com o portal do governo de Guarulhos, em março de 2023, o Procon, seguindo as normas da Anvisa, interditou por 30 dias o açougue Ki-Boiada. O estabelecimento se localiza no bairro do Pimentas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida se deu por conta da comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos e condicionamento de maneira irregular, além da presente de ratos.
Na quarta-feira do dia 29 de fevereiro de 2023, os agentes fiscais se encaminharam até o local, por conta de denúncias recebidas. Assim, a primeira observação foi a de que os refrigerados não funcionavam de maneira adequada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site do governo de Guarulhos, por conta de todas essas irregularidades, o açougue Ki-Boiada fechou por 30 dias. Porém, o local teve esse tempo para entrar em ordem e reabriu as portas para os clientes.
Açougue na Barra de São Francisco
De acordo com o portal do governo da cidade Barra de São Francisco, um açougue e supermercado, na rua Edinho Pereira, do centro da cidade estavam com preços bem abaixo do mercado. Por muitas vezes, isso pode ser um indicativo que algo não está correto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Seu azeite está contaminado? Proibição da ANVISA contra 2 populares traz alerta máximo a brasileiros
● Vômitos intensos e diarreia: Anvisa arranca das prateleiras queijo n°1 das donas de casa
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
Dessa maneira, acionaram o Procon Municipal, em julho de 2023, onde identificaram a presença de mais de 300 kg de carne podre e certamente imprópria para consumo. Aliás, algumas apresentavam manchas azuis, presença de moscas e falta de higiene.
Assim como o anterior, o estabelecimento recebeu um prazo para se adequar a todas as normas estabelecidas pela Anvisa e reabrir ao público.
Açougue de Belford Roxo
Em janeiro, de acordo com o portal da prefeitura de Belford Roxo, a Anvisa interditou um açougue no parque São Vicente, inclusive com o proprietário conduzido à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
Essa medida foi tomada por conta da venda de mercadoria imprópria para consumo. Os alimentos apresentavam odores de carne estragada e as autoridades confirmaram que se tratava de um açougue clandestino, sem qualquer autorização.
Neste caso, descartou-se cerca de 35kg de carne e o estabelecimento fechado por conta de todas as irregularidades.
Quem é o responsável pela Anvisa?
A Anvisa surgiu no dia 26 de janeiro de 1999 e hoje em dia tem como presidente Antonio Barra Torres, formado em medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: