Alerta
Veneno de rato, mofo e ordem da ANVISA: A Vigilância interditou gigante de salgados e bolos por insalubridade
25/04/2024 às 8h01
Uma fábrica amada do Brasil teve a sua interdição determinada pela vigilância por conta de seu estado precário
Uma fábrica gigante no Brasil passou pela interdição da vigilância sanitária, por conta de falta de higiene e insalubridade. O fato aconteceu em agosto de 2023 e pegou todos os clientes de surpresa com as fotos divulgadas pelo órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
Cada cidade conta com seus estabelecimentos queridinhos, um deles certamente são as fábricas de bolos e salgados, que facilitam a vida dos brasileiros. Sempre quando há uma festa, são acionados e atendem centenas de pessoas com seus alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal do governo de Maceió, uma dessas fábricas teve a sua interdição efetuada pela vigilância sanitária. Isso aconteceu porque desrespeitava diversas regras e ordens estabelecidas pela Anvisa, principalmente a falta de higiene.
Tudo isso aconteceu no dia 10 de agosto de 2023, quando a Vigilância Sanitária de Maceió realizou a fiscalização em um estabelecimento de doces e salgados no centro da cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falta de higiene e insalubridade
Ainda segundo o site, os fiscais identificaram logo de cara que as paredes estavam mofadas e havia a presença de veneno de rato próximo aos produtos e a área de manipulação dos alimentos fora dos padrões.
“Encontramos um local com diversas irregularidades. Não havia condições de higiene e na manipulação de alimentos e nem na estrutura do estabelecimento, por isso tivemos que interditá-lo”, destacou Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Na época, a fábrica foi notificada e tinha 30 dias para se adequar as normas sanitárias, para ai sim reabrir as portas. Porém, como não teve a divulgação do nome do estabelecimento, não há informações como o local se encontra nos dias de hoje.
O estabelecimento interditado pela Anvisa paga multa?
A multa varia muito de acordo com a quantidade de irregularidades presentes nos estabelecimentos. Mas, de maneira geral, varia de R$180 até R$19 mil. Além disso, quando não se adequam as normas, tem o fechamento definitivo decretado.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: